A SÍNDROME DE ASPERGER


 
 
A síndrome de Asperger é um tipo de autismo(http://pt.wikipedia.org/wiki/Autismo),
 
mas sem nenhum atraso ou retardo no desenvolvimento e da linguagem. Quando adultos, os portadores podem
 
viver de forma comum, como qualquer outra pessoa que não possui a síndrome.
 
Alguns sintomas desta síndrome são:

-Interesses específicos ou preocupações com um tema, em detrimento de outras atividades; 
 
-Peculiaridades na fala e na linguagem;
 
-Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo (às vezes comparado com os traços de personalidade do personagem Spock de Jornada nas Estrelas);
 
-Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interação interpessoal;
 
-Problemas com comunicação;

-Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
 

As características mais comuns e importantes podem ser divididas em várias categorias amplas: as dificuldades sociais, os interesses específicos e intensos, e peculiaridades na fala ena linguagem. A principal característica é a dificuldade com o convívio social. Os não-autistas são capazes de captar informação sobre os estados emocionais de outras pessoas pela expressão facial, linguagem corporal, humor e ironia. Já os portadores de Asperger não têmessa capacidade, o que é às vezes chamado de "cegueira emocional".

As pessoas com Asperger não têm a habilidade natural de enxergar a comunicação implícita da interação social, e podem não ter capacidade de expressar seu próprio estado

emocional, resultando em observações e comentários que podem soar ofensivos apesar de bem-intencionados, ou na impossibilidade de identificar o que é socialmente "aceitável".
 
As regras informais do convívio social que angustiam os portadores de Asperger são descritas como "o currículo oculto"

 Os Aspergers precisam aprender estas aptidões sociais

intelectualmente de maneira clara, seca, lógica como matemática, em vez de intuitivamente

por meio da interação emocional normal.

Este fenômeno também é considerado uma carência de teoria da mente. Sem isso, os

indivíduos com Asperger não conseguem reconhecer nem entender os pensamentos e

sentimentos dos demais. Desprovidos dessa informação intuitiva, não podem interpretar nem

compreender os desejos ou intenções dos outros e, portanto, são incapazes de prever o que se

pode esperar dos demais ou o que estes podem esperar deles. Isso geralmente leva a

comportamentos impróprios e anti-sociais:

Dificuldade em compreender as mensagens transmitidas por meio da linguagem

corporal
: Aspergers geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não

conseguem "ler" os olhos das outras pessoas.

Interpretar as palavras sempre em sentido literal: Aspergers têm dificuldade em

identificar o uso de coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.

Ser considerado grosso, rude e ofensivo: propensos a comportamento

egocêntrico, Aspergers não captam indiretas e sinais de alerta de que seu

comportamento é inadequado à situação social.

Honestidade e ludibrio: Aspergers são geralmente considerados “honestos

demais”, “inocentes” ou “sem malícia” e têm dificuldade em enganar ou mentir,

mesmo à custa de magoar alguém.

Aperceber-se de erros sociais: à medida que os Aspergers amadurecem e se

tornam cientes de sua "
cegueira emocional", começam a temer cometer novos

erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a

ponto de se tornar fobia.

Paranóia: por causa da "cegueira emocional", pessoas com Asperger têm

problemas para distinguir a diferença entre atitudes deliberadas ou casuais dos

outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.

Lidar com conflitos: ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a

inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez

que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.

Consciência de magoar os outros: uma falta de empatia em geral leva a

comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.

Consolar os outros: como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios,

pessoas com Aspergers têm pouca compreensão sobre como consolar alguém ou

fazê-los se sentirem melhor.

Reconhecer sinais de enfado: a incapacidade de entender os interesses alheios

pode levar Aspergers a serem incompreensivos ou desatentos. Na mão inversa,

pessoas com Asperger geralmente não percebem quando o interlocutor está

entediado ou desinteressado.

Introspecção e autoconsciência: indivíduo com Asperger têm dificuldade de

entender seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.

Vestimenta e higiene pessoal: pessoas com Asperger tendem a ser menos

afetadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado,

geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se

importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma

de se vestir e aos cuidados com a própria aparência.

Amor e rancor recíprocos: como Aspergers reagem mais pragmaticamente do

que emocionalmente, suas expressões de afeto e rancor são em geral curtas e

fracas.

Compreensão de embaraço e passo em falso: apesar do fato de pessoas com

Asperger terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são

incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.

Necessidade crítica: Aspergers sentem-se forçosamente compelidas a corrigir

erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade,

como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente

ofensivos.

Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais: como respondem

às interações sociais com a razão e não intuição, Aspergers tendem a processar

informações de relacionamentos muito mais lentamente do que o normal,

levando a pausas ou demoras desproporcionais e incômodas.

Exaustão: quando um indivíduo com Asperger começa a entender o processo de

abstração, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar

informações de outra maneira. Isto muito freqüentemente leva a exaustão

mental.

Portadores da Síndrome de Asperger pode ter problemas em compreender as emoções

alheias: as mensagens passadas pela expressão facial, olhares e gestual não surtem efeito. Eles

também podem ter dificuldades em demonstrar empatia. Assim, Aspergers podem parecer

egoístas, egocêntricos ou insensíveis. Na maioria dos casos, estas percepções são injustas

porque os portadores da síndrome são neurologicamente incapazes de entender os estados

emocionais das pessoas à sua volta. É evidente que pessoas com Asperger têm emoções! Mas a

natureza concreta dos laços emocionais que venham a ter pode parecer curiosa ou até ser uma

causa de preocupação para quem não compartilha da mesma perspectiva. O problema pode

ser exacerbado pelas respostas daqueles neurotípicos (não-autistas) que interagem com

portadores de Asperger. O aparente desapego emocional de um paciente Asperger pode

confundir e aborrecer uma pessoa neurotípica, que por sua vez pode reagir ilógica e

emocionalmente - reações que vários Aspergers especialmente não toleram. Isto pode gerar

um círculo vicioso e às vezes desequilibram particularmente famílias de pessoas Aspergers.

Pessoas com Asperger tipicamente tem um modo de falar altamente "
pedante", usando

um registro formal muitas vezes impróprio para o contexto. Uma criança de cinco anos de idade

com essa condição pode falar regularmente como se desse uma palestra universitária,

especialmente quando discorrer sobre seus assuntos de interesse.

Crianças com Asperger podem demonstrar aptidão avançadas demais para sua idade em

relação à fala, leitura, matemática, noções de espaço ou música, às vezes no nível de

"superdotados", mas estes talentos são contrabalançados por retardamentos consideráveis no

desenvolvimento de outras funções cognitivas.

A Síndrome de Asperger na criança pode se desenvolver como um nível de foco intenso

e obsessivo em assuntos de interesse. Algumas vezes, os interesses são vitalícios; em outros

casos, vão mudando a intervalos imprevisíveis. Em qualquer caso, são normalmente um ou dois

interesses de cada vez.

Ao perseguir estes interesses, portadores de Aspergers freqüentemente manifestam

argumentação extremamente sofisticada, um foco quase obsessivo e uma memória

impressionantemente boa para dados. Na escola, podem ser considerados inaptos ou

superdotados altamente inteligentes, claramente capazes de superar seus colegas em seu

campo do interesse, e ainda assim constantemente desmotivados para fazer deveres de casa

comuns (às vezes até mesmo em suas próprias áreas de interesse).



 

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