INFORMAÇÕES - PSIQUIATRIA



Quais os principais distúrbios tratados pela Psiquiatria?

A psiquiatria trata de todas as doenças que cursam com manifestações do comportamento e das emoções, sejam elas estritamente psiquiátricas ou não. No caso das doenças orgânicas que acometem o psiquismo, o psiquiatra pode auxiliar demais especialistas, como clínicos gerais, cardiologistas e endocrinologistas, a tratarem das intercorrências psiquiátricas causadas pela doença de base.

1) Doenças orgânicas
Entre as principais doenças orgânicas que podem apresentar manifestações psiquiátricas estão:

- Hiper- e hipotireoidismo
- Diabetes Mellitus
- Adenomas Hipofisários
- Doença das Adrenais
- Lúpus Eritematoso Sistêmico
- Fibromialgia
- Hipertensão Arterial Sistêmica e suas complicações
- Insuficiência Renal Crônica
- Insuficiência Hepática (Encefalopatia hepática)
- Acidentes Vasculares Encefálicos (AVE)
- Epilepsias
- Esclerose Múltipla
- Doença de Parkinson
- HIV
- Meningites, Encefalites e outras infecções do SNC
- Tumores do SNC
- Demências (Alzheimer, demências vasculares, microangiopatia aterosclerótica difusa, demência de Pick, demência de Corpos de Lewy, demências por carências vitamínicas, por hipotireoidismo, entre outras).
- Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e Concussão Cerebral
- Câncer e Síndromes Paraneoplásicas
- Infecções sistêmicas
- Distúrbios metabólicos e do equilíbrio ácido-base

2) Transtornos relacionados ao uso de substâncias
- Álcool
- Maconha
- Cocaína e similares (Crack)
- Heroína
- LSD, Ecstasy e outras drogas sintéticas.
- Anfetaminas
- Tranqüilizantes
- Cafeína

3) Psicoses
- Esquizofrenia
- Transtorno Esquizoafetivo
- Transtorno delirante (paranóia)
- Transtornos psicóticos transitórios

4) Transtornos de Humor
- Depressão unipolar
- Depressão bipolar
- Mania/hipomania
- Episódios Mistos do Humor (Disforia)
- Ciclotimia
- Distimia

5) Transtornos de Ansiedade
- Ansiedade Generalizada
- Transtorno do Pânico
- Fobias específicas
- Fobia Social
-Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
- Reações agudas ao estresse e Transtorno de Estresse Pós-traumático
-Transtornos dissociativos e somatoformes (conversão, somatizacão, distúrbio neurovegetativo, hipocondria, entre outros).

6) Transtornos Alimentares
- Anorexia nervosa
- Bulimia nervosa
- Transtorno de Compulsão Alimentar periódica
- Obesidade mórbida

7) Transtornos do Sono

- Insônia/hipersonia
- Alteração do ciclo sono-vigília
- Sonambulismo
- Terror noturno
- Pesadelos

8) Disfunção Sexual
- Redução ou perda do desejo sexual
- Anorgasmia
- Ejaculação precoce
- Disfunção erétil
- Apetite sexual excessivo

9) Transtornos associados ao puerpério

- Depressão pós-parto
- Psicose pós-parto

10) Transtornos de Personalidade
11) Transtornos dos Hábitos e dos Impulsos

- Cleptomania (roubo patológico)
- Tricotilomania (impulsos de arrancar os cabelos)
- Jogo patológico
- Piromania (impulsos de por fogo em objetos e bens)

12) Oligofrenia ou retardo mental com alterações de comportamento

13) Transtornos da Infância
- Autismo
- Síndrome de Asperger
- Ansiedade de Separação
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
- Transtornos da Fala e da Linguagem
- Transtorno de Aprendizagem
- Transtorno de Conduta e Desafiador-Opositivo
- Transtornos de Tiques
- Enurese e Encoprese
- Outros


Quais os principais medicamentos utilizados no tratamento?

Os medicamentos psiquiátricos, chamados de psicofármacos, são agrupados em classes de acordo com suas propriedades terapêuticas:

1) Ansiolíticos e Hipnóticos – conhecidos popularmente como tranqüilizantes, agem nos sintomas de ansiedade (inclusive na síndrome do pânico) e na insônia. São exemplos os ansiolíticos benzodiazepínicos (porque agem em receptores benzodiazepínicos do cérebro), como diazepam (Valium), clonazepam (Rivotril), alprazolam (Frontal), lorazepam (Lorax), bromazepam (Lexotan), cloxazolam (Olcadil), midazolam (Dormonid), entre outros, e os hipnóticos não-benzodiazepínicos, como zolpidem (Stilnox) e zolpiclona (Imovane).

2) Antidepressivos - como sugere o nome, são medicamentos com ação na depressão. Contudo, os antidepressivos podem ser usados em vários outros transtornos, inclusive na Ansiedade Generalizada, no Transtorno do Pânico, no TOC (Transtorno Obsessivo-compulsivo), na Fobia Social, no Transtorno de Estresse Pós-traumático, nos Transtornos Alimentares (anorexia, bulimia e compulsão alimentar periódica), entre outros diagnósticos. Por isso é uma classe extremamente útil para a psiquiatria. Ela pode ser sub-dividida em:

- Antidepressivos Tricíclicos - os mais antigos, ainda utilizados e com boa eficácia, apesar dos efeitos colaterais mais desagradáveis: amitriptilina (Tryptanol), imipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor), maprotilina (Survector), entre outros.

- IMAO (inibidores da monoamino-oxidase) - inibem uma enzima chamada MAO, que metaboliza a serotonina e noradrenalina. São indicados em depressões graves e refratárias e exigem cuidados especiais, como restrições dietéticas pelo risco de efeitos adversos graves (crise hipertensiva): tranilcipromina (Parnate).

- ISRS (inibidores seletivos da recaptação de serotonina) - agem aumentando os níveis de serotonina e são os mais utilizados por serem eficientes e bem tolerados: fluoxetina (Prozac), paroxetina (Aropax), sertralina (Zoloft), citalopram (Cipramil), fluvoxamina (Luvox) e escitalopram (Lexapro); outros antidepressivos com ação principal sobre receptores de serotonina: trazodona (Donaren), nefazodona (Serzone).

- Antidepressivos Duais (com duplo mecanismo de ação) - os mais modernos, considerados de última geração, têm a vantagem do duplo mecanismo de atuação (sobre serotonina e noradrenalina) e, por isso, são mais eficazes nos casos mais graves ou que não responderam aos ISRS: venlafaxina (Efexor), mirtazapina (Remeron), duloxetina (Cymbalta).


3) Estabilizadores de Humor - são medicamentos com propriedades estabilizadoras do humor, agindo nos casos em que as flutuações de humor, para euforia, irritabilidade ou depressão, são marcantes. Destacamos duas sub-classes:

- Anticonvulsivantes - alguns medicamentos utilizados para epilepsia (convulsões) têm comprovadamente ação estabilizadora do humor: carbamazepina (Tegretol), divalproato de sódio (Depkote), lamotrigina (Lamictal), oxacarbazepina (Trileptal).

- Carbonato de Lítio (Carbolitium) - é considerado o padrão-ouro para o tratamento da mania/hipomania no Transtorno Bipolar, sendo útil como estabilizador do humor e no tratamento adjuvante da depressão, potencializando o efeito do antidepressivo.

4) Antipsicóticos - essa classe mereceria outro nome (p.ex. moduladores da dopamina), pois age sobre receptores de dopamina, outro neurotransmissor importante. Antigamente eles eram usados exclusivamente no tratamento das psicoses, mas hoje são cada vez mais empregados para o tratamento de outros transtornos, como depressão, Transtorno Bipolar, TOC, etc. Com o desenvolvimento dos antipsicóticos de segunda geração, com atuação sobre dopamina e serotonina e melhor tolerados sob o ponto de vista de seus efeitos colaterais, essa classe tem sido cada vez mais utilizada com propriedades antidepressivas, antimaníacas e estabilizadoras de humor. Divido a seguir os principais de acordo com suas propriedades terapêuticas:

- Antipsicose (no tratamento de delírios, alucinações e desorganização do comportamento e do pensamento):

- Primeira geração: haloperidol (Haldol), pimozida (Orap), flufenazina (Flufenan), trifluoperazina (Stelazine), penfluridol (Semap), zuclopentixol (Clopixol), sulpirida (Dogmatil), clorpromazina (Amplictil), levomepromazina (Neozine, Levozine), tioridazina (Melleril).

- Segunda geração: risperidona (Risperdal), amisulprida (Socian), olanzapina (Zyprexa), ziprasidona (Geodon), quetiapina (Seroquel), clozapina (Leponex), aripiprazol (Abilify).

- Antimania (no tratamento dos quadros eufóricos ou disfóricos - com irritabilidade e agressividade) - todos os de segunda geração, exceto amisulprida (Socian).

- Antidepressão (principalmente nas depressões graves, crônicas ou na depressão bipolar, com ou sem associação de um antidepressivo) - sulpirida (Dogmatil), amisulprida (Socian), ziprasidona (Geodon), quetiapina (Seroquel), clozapina (Leponex), olanzapina (Zyprexa), aripiprazol (Abilify).

- Estabilizadores de Humor (prevenção de recaídas maníacas, disfóricas ou depressivas e para maior estabilidade do humor a longo prazo) - olanzapina (Zyprexa), quetiapina (Seroquel), clozapina (Leponex), ziprasidona (Geodon), aripiprazol (Abilify).

5) Outros medicamentos para transtornos específicos:
- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - metilfenidato (Ritalina, Ritalina LA e Concerta).
- Compulsão Alimentar - topiramato (Topamax) e antidepressivos ISRS.
- Obesidade - topiramato (Topamax), sibutramina (Reductil ou Plenty).
- Alcoolismo - naltrexona (Revia).
- Jogo Patológico e outras compulsões - topiramato (Topamax) e antidepressivos ISRS.
- Tabagismo - bupropiona (Zyban).
- Demências (Demência de Alzheimer, demência vascular e outras) - donepezila (Eranz), rivastigmina (Exelon), galantamina (Reminyl ER), memantina (Ebix), piracetam (Nootron, Nootropil).


É comum a necessidade de mais de um medicamento ou isso significa que meu caso é grave?Em psiquiatria freqüentemente são necessários mais de um medicamento para o tratamento. Isso ocorre porque as medicações têm alvos terapêuticos diferentes. Por exemplo, pode ser necessária a associação de um antidepressivo e um ansiolítico para tratar uma depressão com ansiedade, ou então, um estabilizador de humor e um antipsicótico para tratar um quadro eufórico com impulsividade e agitação. Nem sempre um medicamento atende a todas as particularidades do caso, p.ex um antidepressivo que não é sedativo pode não ser suficiente num primeiro momento para tratar um quadro depressivo com insônia, fazendo-se necessário um hipnótico.
Como a maior parte dos medicamentos psiquiátricos demora a alcançar os efeitos terapêuticos esperados (em torno de 4 semanas), associações medicamentosas são bem vindas para aliviar rapidamente os sintomas mais desagradáveis. Outrossim, alguns transtornos necessitam de associações medicamentosas para seu tratamento, como é a maioria dos casos de Transtorno Bipolar, Transtornos de Ansiedade e Psicoses. Existem ainda maneiras de potencializar o efeito de um medicamento através da associação com outro para uma melhor resposta terapêutica.
A associação de medicações na psiquiatria é, portanto, uma prática comum e não significa necessariamente maior gravidade de doença.


O que fazer nos casos de efeitos colaterais ou de intolerância medicamentosa?Mantenha seu médico sempre informado dos sintomas e reações que você sinta após o início da medicação. Relate tudo, mesmo aquilo que você julga não ser proveniente do medicamento. O psicofármaco age no SNC e pode provocar efeitos colaterais físicos (p.ex. náuseas, vômitos, sonolência, insônia, urticária, tremores, tonteiras, cefaléia, entre outros) e psíquicos (p.ex. ansiedade, inquietação, desânimo, pessimismo, irritabilidade, tristeza, entre outros). Somente o psiquiatra terá condições para julgar se os sintomas são ou não decorrentes do tratamento, já que muitos efeitos colaterais podem se confundir com os sintomas da doença que está sendo tratada.
Não se assuste com os sintomas descritos nas bulas, procure conversar com seu psiquiatra sobre a sua experiência com aquele medicamento para ver se os efeitos relatados na bula são ou não comuns na prática. A bula contém todas as informações sobre o produto, inclusive aquelas raras e que ocorreram na freqüência menor do que 1%.
Não interrompa o medicamento sem antes falar com seu médico. Geralmente os efeitos colaterais são leves e transitórios, ocorrendo no início do tratamento e desaparecendo após 1 semana de uso, pois é o tempo que o organismo leva para se acostumar com a ação do medicamento. Converse com seu médico sobre medicações paliativas que possam ser utilizadas no caso de efeitos adversos, como analgésicos, antieméticos e protetores da mucosa gástrica. Na maioria dos casos esses medicamentos podem ser usados, mas não é recomendável que o paciente faça uso de qualquer medicação sem obter antes a orientação de seu psiquiatra.


Os medicamentos psiquiátricos causam dependência?

Esse é outro preconceito que muitas vezes afasta o paciente do tratamento. O leigo confunde as medicações que agem no SNC com os tranqüilizantes de “tarja preta”. Estes são apenas uma classe de medicamentos que agem no cérebro. Todavia, a maioria das medicações utilizadas pela psiquiatria é de “tarja vermelha”, como os antidepressivos, antipsicóticos e estabilizadores de humor. Esses medicamentos não possuem nenhum risco de dependência física. Eles são vendidos com uma receita branca controlada que fica retida na farmácia, apenas porque são medicamentos que atuam no SNC e o governo entende que sua venda precisa ser controlada.
Já os tranqüilizantes, vendidos com a receita azul, podem levar à dependência se utilizados de forma abusiva ou sem um controle médico. O psiquiatra é o médico que mais está acostumado a lidar com pacientes dependentes de tranqüilizantes, mesmo porque é o especialista indicado nos casos em que a pessoa desenvolve esse tipo de dependência e precisa ser tratada. Por esse motivo, o psiquiatra é o especialista que mais toma cuidado na prescrição desses fármacos.
Atualmente contamos com uma diversidade grande de medicamentos, modernos e eficazes e sem risco de dependência, que substituem os tranqüilizantes na maioria dos casos. Se o tranqüilizante for imprescindível, ele poderá ser usado por um período curto e com um risco baixo de dependência, pois ela ocorre somente após 6 meses de uso contínuo. O uso esporádico (SOS) ou em dias alternados também reduz o risco do paciente se tornar dependente dele.

You May Also Like

38 comentários

  1. I do ассeρt as true with all
    оf the conсepts yοu've introduced on your post. They're reаlly convincing аnd
    will definitеlу woгk. Νonetheless, the posts аrе vеry brief
    fοr beginnегs. Mаy yοu pleаse lengthen thеm а little from neхt time?
    Thаnk you for the post.

    Also viѕіt my page; viagra online

    ResponderExcluir
  2. Ja tomo rivotril há uns 25 anos, faço tratamento para depressão há 14 anos nada mudou até agora, tem dias que tomo uns dez comprimidos só pra dormir e esquecer que estou viva. Não tenho vontade de nada, um dia estou ótima no outro amanheço chorando. Acredito que deve ser muito difícil viver comigo, acho que meu marido e meus filhos ficam melhores se eu estiver isolada em meu quarto. sendo assim procuro passar a maior parte isolada e quieta no meu quarto. Não gosto muito de sair porque me acho feia, procuro mil desculpas para não sair de casa, começo trabalhar, me sinto bem ,ótima de repente começoa achar que uma ou outras pessoas estão olhando meu comportamento, ou que estão me encarando e tudo se torna dificil, ultimamente o maximo que consigo parar em um emprego são quatro meses e o pior é que nem sou aposentada ainda, estou com 53 anos e só aposento com 60 anos. Esta muito complicado viver e o pior é que ja passei em varios médicos mas até agora nem um resolveu meu problema. Por favor me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A SRA PRECISA DE TRATAMENTO ! MEDICAMENTOS, TERAPIA E ATIVIDADE FÍSICA, SOMENTE COM ISTO PODERÁ VIVER AO INVÉS DE TENTAR APAGAR O SOFRIMENTO COM ESTE REMÉDIO, É HORA DE REUNIR A FAMÍLIA E PEDIR AJUDA.

      Excluir
    2. JESUS TE AMA E TE ACHA LINDA!!!! EU TBEM TE AMO....JA PENSOU EM PROCURAR JESUS?

      Excluir
    3. Procure um bom centro espírita vai te ajudar muito!

      Excluir
    4. Eu tomo antidepressivos e rivotril .Andei tomando cloreto de magnesio PA .Melhora significantemente o sono .

      Excluir
  3. O medicamento queropax de 25 mg .
    tomar 2 vezes ao dia causa dependencia ?
    Se tomar alcool pode cortar o efeito do remedio ?
    Digo tomar uma vez por semana .
    e uso da maconha prejudica algo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum antipsicótico causa dependência como o caso do Queropax. O álcool aumenta a filtração renal, os remédios podem diminuir o tempo e efeito com ele. Medicamentos como o Rivotril são altamente potencializados pelo álcool podendo causar depressão respiratória, coma e morte.
      A maconha causa dependência e altera seu estado de humor, muitas vezes tornando obsoleto o uso de algumas medicações e é a droga que mais induz psicose.

      Excluir
  4. Boa tarde Dr, tomo Cloxazolam 2 mg a mais de 10 anos. Tentei algumas vezes parar, trocar por fluoxetina, remilev e tive crises horríveis. Eu tomo da Eurofarma um dia comprei da Axe e após uma semana de uso me sentia mal com pressão alterada, palpitação, nervosismo. Hoje procuro nas farmacias e não estou mais encontrando falam que não estão fabricando mais. Por favor me ajude primeiro queria saber de cloxazolam e clonazepam são a mesma coisa e se mudar de laboratório pode ocorrer o que descrevi. Não sei o que fazer estou desesperada por favor me de uma orientação. O psiquiatra mandou tomar o clonazepam falei q tinha muito sono com ele e depois receito Floral Emergencial Saint Germain como vou deixar de tomar o tarja preta e tomar floral???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Rivotril é bom só no caso de fazer retirada em gotas, mas ele fica muito mais tempo no organismo do que o cloxazolam. vc devia tomar o Eutonis, há outras marcas tb.

      Excluir
  5. Dr. meu nome e Edgar sou de Pará de Minas MG eu tomei paroxetina por 5 anos agora tive uma crise muito forte fui ao medico ele tirou a paroxetina e passou clomipramina, haldol, clonazepam, mas estou sentindo muita fraqueza muscular e tremor, quando tento ser mais forte suerar a fraqueze ma da tremor intenso.e estou sem psiquiatra so consegui vaga pra 4 de marco. faria mal eu deixar de tomar o clo pra ver se e ele que causa os tremores? qual desses medicamentos pode esta causando isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O haloperidol dá estes tremores, isto se chama DISTONIA MUSCULAR, é um efeito colateral comum em antipsicóticos mais antigos.

      Excluir
    2. Querida acho que VC esta sendo tratada de maneira errada. Pelo seu relato vc tem grandes chances de ser bipolar. VC tem períodos de mania, irritabilidade e depressão. São oscilações tipicas de bipolar. Melhoras e procure outro profissional

      Excluir
    3. VC tem todos os indícios de ser um bipolar, possuem momentos de mania, irritabilidade, isolamento, baixa auto estima. VC osila entre depressão e euforia. A euforia TB é a irritação a raiva, ódio e o excesso de energia. VC esta sendo tratada de maneira errada, por isso não consegue ter momentos de estabilidade.

      Excluir
  6. Existe algum tipo de interação medicamentosa entre Viagra e Ritalina ?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Tenho 22 anos sou casada e mãe, faço acompanhamento com psicólogo uma vez por semana,tenho um nível leve de TOC e no último mês procurei um neurologista alegando baixa concentração e estímulo para realização das minhas muitas tarefas e um novo vestibular,etapa muito importante da minha vida,depois da primeira consulta ele me receitou Neural (lamotrigina), gostaria de saber qual a reação dele com a minha recreação do fim de semana que as vezes é cerveja, vinho ou um fino de maconha? quais as reações q o Neural pode desencadear com o uso continuou da maconha?

    ResponderExcluir
  8. Olá!Minha filha de 12,anos tem síndrome de rett.Toma risperidonaa, 2 mg trileptal 5ml e cananidiol(uns 15 graos de arroz).Mesmo assim ela grita e quebra tudo que está ao redor.O que o senhor me aconselha?

    ResponderExcluir
  9. Tenho tricotilofagia há 15 anos (tenho 30anos) e não consigo parar de arrancar e comer a pontinha do cabelo...isso atordoa a mim e a minha família... Já fiz de tudo e n consigo parar..estou no fundo do poço..me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  10. Doutor boa noite! Eu tomava alprazolam 0,25 a 4 anos, e a 1 ano o clínico geral do posto cortou e passou rivotril e agora quero parar como faço, estou desempregado e sem condições de pagar uma consulta ao psiquiatra e no posto somos atendidos de qualquer jeito por um clínico e não Psiquatra hoje tomo rivotril 2,5 MG 10 gotas todas as noites a um ano me ajuda a retirar como faço que Deus o abençoe abraços

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, DR.

    Fui diagnosticada com borderline. Estou fazendo uso de 40 mg de Geodon e 20 gotas de rivotril de 2,5 antes de dormir e 20 gotas de rivotril ao acordar. Estou melhor do problema, mas sinto as vezes muita tristeza e não consigo dormir direito. Fico muito desperta. O que o Senhor acha de um border? Isso tem cura? Ou devo tomar mediação o resto da vida? Faço terapia também. Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como vai? Qual o valor do geodon, que vc adquire? É um remédio muito caro, não.

      Excluir
  12. Dr. Luis, meu filho toma 4mg de risperidona por dia e 10mg de olanzapina, para o tratamento de esquizofrenia. Já faz 4 meses desde que teve um surto psicótico. Estou notando pouca mudança em seu comportamento. Não seria o caso de retirar a risperidona e aumentar a dosagem de olanzapina para 20mg, já que ele tem peso e estatura de um adulto embora com 15 anos.

    ResponderExcluir
  13. Posso tomar ritalina ja que uso exodus e frontal xr. Me sinto estabilizadone bem quando tomo.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Dr. Tomo Rivotril gotas (5gotas ao dia) há mais de 5 anos. Tenho uma tensão muscular no pescoço que me faz ter tremores involuntários na região. Minha voz tb é arrastada e com falhas, acredito que por causa da tensão em toda a região do pescoço, traquéia e tudo. Sinto-me melhor tomando o rivotril. Tenho uma preocupação por tomar essa medicação por tanto tempo. Quais as consequências eu poderia ter por estar tomando essa medicação?Qual medicação eu poderia entrar juntamente com o rivotril para ir tirando lentamente gota a gota, sem o perigo de voltar à ter os sintomas de dor e desconforto que sempre tive?

    ResponderExcluir
  15. Ola doutor. Eu gostaria da sua opiniao,meu marido tem problemas emocionais e de personalidade. Ele nunca procurou tratamento, mas tudo indica que ele tem transtorno de personalidade limitrofe. Sempre teve, as historias de quando ele era criança e adolecente, indixan isso, o ultimo relacionamento deleterminou porque a ex dele nao conseguiu aguentar ele e tambem Durante um bom tempo eu pensava que ele era bipolar, mas depois de ler sobre transtorno de personalidade limitrofe eu nao tenho duvidas de que é isso que ele tem. Ja levei ele no medico eo clinico geral dele nao o escutou muito bem epassou um anti depressivo pra ele, nas 2 primeiras semanas foi ok,depois ja naofez mais nenhum efeito. Nos nos separamos pois eu nao posso mais conviver com ele. Agora mais de 6 meses depois levei ele nesse medico de novo, e o medico encaminhou ele para um psicologo e depois espero que encaminhe ele para um psiquiatra. O que mais eu posso fazer pra ajudar ele? É muito complicado ficar perto dele,epe tem sinais nitidos detranstorno de personalidade e de humor, ele tem paranoias, ele fica agressivo, depoischora pededesculpas, diz que reconhece que ele tem problema, depois de algumas horas ele muda completamente,fica agressivo novamente, diz queele nao tem problema algum, que eu sou o problema dele, que ele ficou assim depoos que me conheceu,masa maedele masmo sabeque ele sempre foi assim. Quando ele era adolecente ele cortou os pulsos, e hojequando ele nao consegue controlar a raica dele e se machuca de proppsito, se corta pra sentir dor, fala e faz coisas horriveis que me doem muito.O tratamento dele com psocologo e psiquiatra vai ser pelo governo e ele precisa esperar pra ser chamado. Tem algum remedio que o clinico geral possa passar pra ele nesse meio tempo? Pra manter ele calmo e sem ataques enquanto espera ser chamado pelo psicologo?

    ResponderExcluir
  16. meu esposo toma queropax para tag e sindrime dp panico? so que na bula fala q é pra esquizofrenia

    ResponderExcluir
  17. Boa noite
    Tive um grande trauma em abril deste ano de 2016, sou muito dinâmico, porem hoje estou estagnado por conta da situação, perdi o verdadeiro sentido da vida. E isto está prejudicando a minha vida conjugal. Li alguns artigos científicos sobre apagar memórias e estou disposto a faze lo, sei que as memórias são responsáveis pela formação de nosso caracter, porem algumas situações traumáticas não deviamos vive las. Vou fazer a combinação de lipitor, propranolol, cloxazolam, clonazepan e fluoxetina. O que acha Dr? Sei que é loucura porém não vejo outra alternativa.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde dr.Minha mãe tem alhzaimer faz 5 anos, é muito agitada, sempre tomou frontal pra dormir, as vezes é agressiva, ainda se lembra dos filhos, de uns tempos VB pra cá o frontal não estava mais fazendo efeito, aí a médica neurologia trocou por quetiapina, mas o efeito durou só uma semana, ela não dorme, fica muito brava, grita, chora, ta muito difícil. Aí resolvi dar o frontal de 0,25 de dia ela melhorou, mas fico meio na dúvida se não faz mal, por favor me oriente, pois estamos perdidos, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Olá doutor, meu filho tem 8 anos e toma aripiprazol ele é muito agrecivo,se agride, e fala que vai morrer, faço tratamento dele desde os seis anos de idade,o doutor dele aumentou a dose do medicamento dele para 10 mg ele tomava em gotas agora vai começar em comprimido, queria sua opinião.?

    ResponderExcluir
  20. Olá doutor, meu filho tem 8 anos e toma aripiprazol ele é muito agrecivo,se agride, e fala que vai morrer, faço tratamento dele desde os seis anos de idade,o doutor dele aumentou a dose do medicamento dele para 10 mg ele tomava em gotas agora vai começar em comprimido, queria sua opinião.?

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Doutor,eu tomo clonazepan 2mg 3 vezes ao dia desde 2009 quando sofri três assaltos consecutivos trabalhando(sou motorista de ônibus),porém ele já não me faz mais efeito algum,já pedi para o meu psiquiatra trocar mas ele não quer trocar. Descobri seu blog ontem por acaso e passei o dia todo analisando e cheguei à conclusão que o senhor tem bastante experiência em psiquiatria.Caso o senhor fosse o meu médico,que medicação o senhor substituiria no lugar do clonazepan?Eu como paciente de uso contínuo desse medicamento já não sei nem o que fazer mais,tem noite que eu tomo uma cartela e não faz nenhum efeito,na verdade eu não durmo,sou nocauteado pelo cansaço e excesso de remédios isto já está prejudicando a minha vida,pois quase não quero diálogo com a minha esposa nem com os meus filhos,o mais velho está com 14 anos e acha que eu não ligo para a minha família.

    ResponderExcluir
  22. Dr Eduardo, moro no Rio de Janeiro. Gostaria de falar com vc sobre possibilidade de retirar rivotril 12 gotas. Qual seu melhor contato ?
    Abs
    Arlindo

    ResponderExcluir
  23. Boa noite. Posso tomar bupropiona 150 mg e 25 mg de queropax para ter sono?

    ResponderExcluir
  24. PASSOPOR PROBLEMAS FONE 988121406 RECIFE

    ResponderExcluir

Obrigado, seu comentário será publicado se preencher os requisitos do blog.