RIVOTRIL (Clonazepam) - Destruindo vidas







Temos grandes discussões e muitas vezes não consigo responder ou publicar prontamente por isto peço perdão de antemão. Às vezes estou fora ou sobrecarregado. Mas prometo não deixar nenhum comentário desamparado.  O blog tem crescido e o tema é polêmico. Alguns argumentam com propriedade, outros sofreram, outros precisam de ajuda e isto que faz deste post uma via de comunicação importante. Estamos tornando  prático o que tem subterfúgios teóricos que estão aquém da prática do amor no mundo. 
Vejo vidas sendo destruídas. Senão pelo conteúdo, pela forma. 
Abraços. !!  

You May Also Like

589 comentários

  1. E eu achando que era,(como disse minha ex- psiquiatra),"meu excesso de sensibilidade a qualquer medicação".Isso depois de ter reclamado que este remédio estava me matando - ainda não desintoxiquei de seus efeitos!
    Obrigada dr Petlik!

    PS:o sr está aceitando pacientes "difíceis" ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a deus me livrei desse remédio, e não senti nada, o que tem me ajudado muito é a academia, bem melhor q p rivotril, essa droga.
      Fabiana

      Excluir
    2. Eu adoooroooooooooooooooooooooo clonazepan!!!!

      Excluir
  2. Parabéns pela consciência e coragem !!!!!
    Tenho o prazer em praticar o bem onde me sinto útil !

    ResponderExcluir
  3. tomei rivotril por 8 meses para me ajudar a encarar a vida após a morte da minha mãe, e devido ao remédio tem coisas que realmente nao me lembro, ele apagou minha memória, mas no momento eu realmente precisava, há 11 meses eu parei com o remédio, passei por uma abstinência terrivel, mas o psicologo me ajudou muito, e ainda hj meu psicológico sente falta do rivotril, apesar do meu fisico estar muito bom, eu ficava com cara de dopada, mas se nao fosse ele junto com toda ajuda que eu tive do psiquiatra e do psicologo, e muita força de vontade provavelmente eu nao estaria aqui. O psiquiatra falou uma frase que eu guardo até hj: " nao há remédio que vai tirar sua dor, mas vai te ajudar a encarar até vc aceitar a situaçao". A dor nao diminui mesmo, mas hj encaro sem estar dopada, ainda dependo de antidepressivo, mas nada de rivotril, e assim segue a vida matando um leão por dia.

    ResponderExcluir
  4. me chamo andreza, faço uso do rivotril 0,5 a 2 anos, ja fiz tbm uso do somalium, frontal, olcadil, e nenhum desses foi bom para meu caso, concordo plenamente com que o mauricio fala, a mim tbm o rivotril não trouxe nenhum problema ao decorrer desse tempo, ele me relaxa, me tira ansiedade, stresse e faz eu dormir muito bem, as vezes tenho insonia e por isso as vezes uso ele, tbm ñ desvia minha atenção...

    ResponderExcluir
  5. De qualquer maneira Andreza, concentração, atenção, memória e inteligência não são conceitos subjetivos, são medidos de forma objetiva através de testes, estes e somente estes podem detectar alterações a curto ou longo prazos. O uso esporádico ou em doses baixas, pode levar ao abuso ou futuramente a dependência, através do fenômeno da tolerância que é precisar cada vez doses maiores ou intervalos menores pra se obter os mesmos efeitos. Porém, concentrações menores e doses menores são menos ou nada deletérios, se comparados ao uso crônico.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não somente os psiquiatras prescrevem, mas médicos de todas as especialidades. Há também a venda clandestina.
    O consumo sem orientações, médicos mal orientados e pacientes mal orientados, bem como um sistema de saúde que propicia um paciente não seguir seu tratamento sempre com o mesmo profissional fazem uma soma explosiva que gera abuso, dependência, uso prolongado, enquanto esta é uma droga de indicações específicas pra ser usada num período específico do tratamento.
    A dependência psicológica é a pior, pois ao invés de resolver seus problemas de uma forma psicodinâmica, somando várias vertentes terapêuticas, a pessoa acaba crendo que seus problemas são resolvidos com o uso desta droga, quando na verdade eles estão lá, mas sua percepção deles é que mudam momentaneamente, pois acrítica diminui, no outro dia, tem que fazer tudo de novo... Além disso, por ter uma meia-vida(tempo no sangue) longa, as pessoas não deveriam beber, dirigir, trabalhar com máquinas, cuidar de crianças pequenas, etc. E o fazem assim mesmo por anos a fio. Isso está na bula !!!
    Agora imagina se uma pessoa deprimida ou ansiosa que vive o dia-a-dia para de fazer tudo isto, muito tempo, se ela será um ser produtivo...Por isto se recomenda a interrupção na maioria dos casos, após um certo período, o que não ocorre.
    Aí vai dar merda lá na frente, as novas pesquisas já estão aí pra apontar...
    Todos os links estão no post correto. Na caixa de pesquisa do site digite rivotril q vc acha.

    ResponderExcluir
  7. As bulas vem com uma parte que diz INFORMAÇÕES AO PACIENTE, todo o resto, são informações técnicas, que a bem dizer, muita gente com curso superior tem dificuldade de compreender, é necessário conhecimento nas áreas de fisiologia, anatomia, farmacologia, epidemiologia, biologia, bioquímica, biofísica, microbiologia entre outras. É preciso entender como são feitas as pesquisas clínicas e suas fases, o que são interações, eficácia, biodisponibilidade, efeitos colaterais, indesejáveis, contraindicações, ou seja, é MUITO COMPLICADO !!!!!
    Tem gente que acha que os próprios devaneios e considerações a respeito, suas conversas no boteco, com a vizinha, sogra, padeiro ou jornaleiro, esclarecem os potenciais perigos da auto prescrição, uso indiscriminado ou lhe dão direito de indicar para outrem. Ou até mesmo questionar e boicotar a prescrição original do médico prescritor que até então confiara o tratamento.

    ResponderExcluir
  8. me chamo eduardo tbm moro no paraná eu ñ conseguia viver sem esse rivotril, ate q a psiquiatra me receitou fumarato de quetiapina, parece q eh muito melhor q o rivotril, receitou de 25mg mas de vez qdo da uma fome danada..

    tem algum outro remedio q pode fazer eu dormir sem ser dependente desse queropax?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A quetiapina não causa dependência. O correto é tomar e ir deitar, sem TV ou computador. A fome pode ocorrer depois de tomar devido ao relaxamento e diminuição da ansiedade. Caso contrário, doses pequenas não aumentam apetite durante o dia.
      Faça higiene do sono sempre, café, chocolate e Coca-Cola, só até meio-dia, bastante exercício físico e relaxamento antes de dormir.
      Parabéns !!

      Excluir
  9. Olha, às vezes, um sublingual é tudo de que se precisa nesta vida. Principalmente quando a discoteca da Virada Cultural está bem na sua janela. Só vou dizer isso, doutor.

    ResponderExcluir
  10. Uso a mais de 6 anos, comecei com 2mg cai pra 1.5 depois pra 1 depois 0.5 e hj tomo 0.2 graças ao medicamento em gotas, porém não tenho coragem suficiente pra tirar mais uma gota que seja, meu receio de voltar a ter crises de panico é muito grande, ainda mais que minhas crises são durante o sono, sinto até o coração parando de bater, não desejo isso pra ninguem, mais confesso que queria muito tirar esse clonazepam da minha vida, tenho notado perca de memoria e uma dificudade imensa em aprender e em guarder algo .

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde senhores, tenho 31 anos e tomo clonazepam a mais de 6, tive algumas crises estranhas, sentia meu corpo para de funcionar gradativamente e entrava em desespero, me diagnosticaram com syndrome do panico e desde então não consegui mais largar essa droga .

    Comecei com 2mg e fui caindo 0.5 por semana graças ao medicamento em gotas, porém não tenho coragem suficiente para baixar as 2 gotas que me restam, tenho muito receio de voltar a ter as crises, são tão ruins, que nem pro meu inimigo eu desejaria.
    Queria muito tirar esse maldito clonazepam da minha vida, tenho notado muita dificuldade de concentração e tenho me esquecido de praticamente tudo do meu dia a dia . Gostaria de pedir conselhos ou ajuda.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, quimicamente, 2 gotas e nada é quase a mesma coisa, não há motivo pra não parar, pois 2 gotas desta medicação sem nenhuma outra não trata absolutamente nada. Corresponde a 0,125mg.
    Uma coisa comum que ocorre é esta dependência psicológica ou emocional, pois a medicação passa a servir de muleta, então a pessoa tem medo de tirar a muleta, pois acha que se tirar a muleta, pode cair. A questão é que a perna está curada faz tempo...
    No caso é o medo de sentir medo...
    Ou medo de passar por situações dolorosas ou traumatizantes, que seja... Você não vai se proteger do mundo com duas gotas, mas ainda tem esta sensação. Você não vai se blindar dos próprios sentimentos com as gotas, precisa aprender a manejá-los e senti-los e não usar muletas ou fugir deles...
    Mas pra se conscientizar, se determinar e ter ações nesta direção, seria interessante fazer terapia e exercícios físicos !
    SE CORRER O MEDO PEGA, SE FICAR O MEDO COME, SE OLHAR O MEDO SOME !!
    Joga o frasco fora e vai viver o presente e não o futuro, é preciso amar como se não houvesse amanhã. Comece com você mesma.
    Coragem.

    ResponderExcluir
  13. Dr. Luis Eduardo
    Estou pesquisando para outra pessoa [que tomava fluoxetina]; ao trocar de médico no Posto de Saude, prescreveram CLOPAM - a paciente ficou dopada e em uma semana desenvolveu pânico (creio eu), pois não consegue dormir, está em estado de alerta constante, chora, sente um desespero, olhos com pupilas dilatadas, etc. Voltando ao Posto de Saúde, encaminharam ao psiquiatra para uma melhor avaliação. Como o senhor sabe, estamos esperando vaga e, enquanto isso, a mesma toma APRAZOLAN, que já tomava quando tinha insonia, mas não está fazendo efeito. Esta noite tomou 2 comprimidos e ficou muito mal do sintoma de "pânico" (taquicardia, falta de ar, etc.). Vim pesquisar a droga que tomou e eu acredito em efeito paradoxal, graças a Deus encontrei seu site.
    Obrigada
    Carmen

    ResponderExcluir
  14. Dr. Luis Eduardo
    Estou pesquisando para outra pessoa [que tomava fluoxetina]; ao trocar de médico no Posto de Saude, prescreveram CLOPAM - a paciente ficou dopada e em uma semana desenvolveu pânico (creio eu), pois não consegue dormir, está em estado de alerta constante, chora, sente um desespero, olhos com pupilas dilatadas, etc. Voltando ao Posto de Saúde, encaminharam ao psiquiatra para uma melhor avaliação. Como o senhor sabe, estamos esperando vaga e, enquanto isso, a mesma toma APRAZOLAN, que já tomava quando tinha insonia, mas não está fazendo efeito. Esta noite tomou 2 comprimidos e ficou muito mal do sintoma de "pânico" (taquicardia, falta de ar, etc.). Vim pesquisar a droga que tomou e eu acredito em efeito paradoxal, graças a Deus encontrei seu site.
    Obrigada
    Carmen

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por esclarecer a respeito da droga clonazepam. Falo em nome de outra pessoa que deprimida, desanimada procurou ajuda médica e lhe foi prescrito CLOPAM, que após 6 dias de uso, teve um efeito contrário. Ficou dopada (antes tomava fluoxetina e aprazolan, o Frontal;agora está com fortes crises de ansiedade, taquicardia, falta de ar, labilidade de humor, etc. O pior é que a médica deve ter se assustado e encaminhado a mesma para um psiquiatra que, como é do SUS, terá que aguardar. Abraços, Dora.

    ResponderExcluir
  16. me chamo luiza, tomo o clonazepam genérico da medley, de 2mg pelo que eu estudei na net sobre essa medicação é a mais segura de todas, essa tal de fluoxetina q eh horrivel, da uma insonia danada uma agitação so uma caminhada ja fica toda suada sem contar a prisão de ventre aff fluoxetina jamais.... melhor msm o clonazepam com citta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clonazepam é um benzodiazepínico, um calmante, fluoxetina é um antidepressivo, são medicamentos diferentes que agem de modo diferente. Não dá pra comparar. Cada um tem um perfil e deve ser medicado de acordo, por um profissional competente. Mas isto não isenta você de sofrer os efeitos do clonazepam a curto e longo prazos. Todo mundo paga um dia...

      Excluir
  17. ola dr eduardo, eu ví ai a cima um post onde vc fala q fumarato de quetiapina eh melhor q rivotril vc eh loko??? quetiapina ou seroque, ou quetros, eh pra esquizofrenia, um antipsicótico, vc vai prescrever antipsicótico pra uma pessoa q tem ansiedade, me chado arnaldo moro no rio grande do sul gravataí eu tomo sertralina de manhã e o rivotril a noite, se vc axa q os efeitos colaterais do rivotril é indesejavel então vc ñ viu usuarios do seroquel, ganho de peso, pressão arterial aumentada, aumento do colesterol LDL, alucinações, vertigem, se for comparar com a bula do rivotril eh pior... ñ se vc manja no ingles, mas da uma olhada nesse site aki.

    http://treato.com/Rivotril,Seroquel/?a=s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Anonimo, vc interpretou errado o post, ou nem leu direito, ou está tomando clonazepam demais. Estávamos falando do efeito de sonolência para substituição do clonazepam, no qual a quetiapina pode ser uma indicação. Em doses baixas nunca se trata esquizofrenia e estes efeitos colaterais também não ocorrem, portanto, ler a parte técnica da bula e sair falando besteira pode ser perigoso. Bem como acreditar em pesquisa sem base em evidências científicas. Quando você quiser ver pesquisas de verdade, com número de participantes maior, comparações com placebo, controlado, duplo-cego, etc, entre na BVS (Biblioteca Virtual de Saúde)na BIREME, pelo Google, está tudo lá, todas as fontes confiáveis e não enquetes baratas da internet de fontes duvidosas.
      Aliás, eu não sou "loko" e sou fluente em inglês, espanhol e português e tenho especializações no Brasil e em Los Angeles. Mas tem coisas que você aprende na faculdade, na prática diária e não na bula...e quando quiser saber o verdadeiro estrago do clonazepam na vida de alguém, faça um teste neuropsicológico antes e depois de um tempo tomando...

      Excluir
  18. ALGUÉM AKI PREFERE FICAR COM CRISES OU TOMAR O CLONAZEPAM??

    SE FICAR SEM ELE PREFERE AS CRISES?

    FELIPEID@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem crises e de preferência sem clonazepam, é possível, plausível e eficaz, talvez não no seu entendimento restrito...

      Excluir
  19. TO FALANDO DE PESSOAS Q SE ADAPTARAM COM O RIVOTRIL, NÃO COM PESSOAS DOPADAS.


    QUEM AQUI PREFERE AS CRISES DE FOBIA SOCIAL SINDROME DO PANICO, OU FICAR LIVRE TOMANDO RIVOTRIL, OU CLOPAM TANTO FAZ, PORQUE TODOS SÃO A MESMA FORMULA O CLONAZEPAM??

    QUEM SE HABILITA,? AXO Q NINGUEM NÉ.

    PELO AMOR DE DEUS NEH DOUTOR VAMOS LAH NEH TEM GENTE Q PRECISA.


    FELIPEID@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  20. JD

    sofro tambem desta DROGA de doença, reluto em tomar a medicaçao,,,,mas sempre quando sigo o tratamento direitinho fico 100%,,,,,
    tive uma primeira crise a um ano atras , nao estava bem, e derepente do nada entrei num mundo que ninguem poderia me salvar e que a morte tinha chegado,,,,,
    na primeira crise ja fui recomendado a procurar um psiquiatra,, mas achava que era para louco,,,
    preferi fazer exames de tudo que e tipo, coraçao pulmao, sangue e todso deram OK,
    depois de eliminar os problemas fissicos, tive que procurar um psiquiatra, que alias e otimo e me receitou os remedios que exatos,
    tomova Frontal e Citalopram l,,,,,e os efeitos sao otimos,,,,,
    so que pensei que estava curado e parei o tratamento por conta,,,,mo burrada
    ai o Frontal nao fazia mas efeito quando voltei ou tratamento,,,ai o Psiquiatra receitou O Rivotril,,,tomo um por dia de 2 mg,,,,,,,
    tomado com recomendaçao e na dose certa ,,,e muito eficaz
    a unica coisa que notei foram errupiçoes no rosto(parecido com catapora), mas isso e efeito do remedio no inicio,,,,mas ja estou fazendo tratamento com um dermatologista
    nunca ninguem morreu de panico,,agora se vc nao tratar adequadamente , pode ter problemas de coraçao no furturo....
    outra vc nao pode ficar tomando so Rivotril, pois ele e depressor e vc pode entra numa depresao futuramente
    o certo era vc esta tomando um anti depre tambem
    mudar os habitos, praticar um esporte, frequentar uma religiao, ter uma pessoas que te entende e te ame ajuda demais.....
    boa sorte
    ahhhh e nao fica lendo a bula ,,,pois se vc ler os efeitos colaterais vc nao vai tomar nem sal de frutas,,,rsrsrsrsrrs
    como falei , com aconpnhamento e na dose certo , e muito dificil dar efeito colateral,,,,o maior problema deste remedio e com certeza a dependencia,,por isso vc precissa de um bom aconpnhamento para sua retirada,,,,,,ele deve ser usado por um periodo pequeno
    boa sorte,,,,e se precisar de ajuda pode procurar
    bjssssssssssss

    ResponderExcluir
  21. Em relação a sua resposta no dia 29 de maio de 2013 02:30 então bula do seroquel mente? todos os usuários do seroquel,quetros etc... reclamaram de ganho de peso, sabe o q eu axo, axo a psiquiatria uma industria da morte, não vejo outro medicamento para substituir o rivotril, não vou trocar pelo seroquel, pra mim ganhar peso pra mim ficar com fome de leão, esse seroquel eh um remedio para transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia um anipisicótico, como assim vc disse TODO MUNDO PAGA UM DIA, existe relatos de pessoas q tomam a mais de 15 anos sem nunca ter acontecido nada de perigoso....

    veja ai nesse blog uma pessoa reclamando do quetros essa porcaria de remédio

    http://desabafosdersr.blogspot.com.br/2012/07/quetros-seroquel-fumarato-de-quetiapina.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bulas vem com uma parte que diz INFORMAÇÕES AO PACIENTE, todo o resto, são informações técnicas, que a bem dizer, muita gente com curso superior tem dificuldade de compreender, é necessário conhecimento nas áreas de fisiologia, anatomia, farmacologia, epidemiologia, biologia, bioquímica, biofísica, microbiologia entre outras. É preciso entender como são feitas as pesquisas clínicas e suas fases, o que são interações, eficácia, biodisponibilidade, efeitos colaterais, indesejáveis, contraindicações, ou seja, é MUITO COMPLICADO !!!!!
      Tem gente que acha que os próprios devaneios e considerações a respeito, suas conversas no boteco, com a vizinha, sogra, padeiro ou jornaleiro, esclarecem os potenciais perigos da auto prescrição, uso indiscriminado ou lhe dão direito de indicar para outrem. Ou até mesmo questionar e boicotar a prescrição original do médico prescritor que até então confiara o tratamento.
      VOCÊ não tem experiência clínica e prática pra dizer qualquer coisa sobre efeitos colaterais de medicamentos psiquiátricos. A quetiapina em baixas doses não causa ganho de peso, se tirar a ansiedade e a pessoa comer mais, em doses baixas, pode ocorrer num número muito pequeno de pessoas, cada droga tem efeitos comuns, raros ou muito raros, e todos dependem da dose.
      Quetiapina não serve pra SUBSTITUIR Rivotril, é uma classe totalmente diferente de medicamento, porém pode ser usada em alguns casos para induzir e aprofundar o sono, em casos de ansiedade e depressão, impulso e psicoses.
      "existem relatos de pessoas que tomam há mais de X anos..."
      Bom...eu sou médico, não sou achólogo, portanto só posso basear minhas condutas em evidências pra não prejudicar ninguém. Os trabalhos de qualidade e os testes neuropsicológicos podem afirmar pra você e outros interessados aquilo que sucita dúvidas. Está à disposição de todos, inclusive via internet. Por isto, não sou eu quem está dizendo, mas são testes comparativos com milhares de pacientes e profissionais no mundo todo ao longo de anos, que o internauta, a vizinha e o balconista mais bem informado não poderão negar !
      A Psiquiatria não é uma indústria da morte. Normalmente, hoje em dia, pessoas já chegam mortas em vida, prejudicaram sua qualidade de vida ao máximo em termos de saúde física, relacionamento familiar e afetivo, lazer, espiritualidade, profissão...eu como médico só posso praticar o que há de mais importante no mundo que é o AMOR, aliado há técnicas que curam e melhoram e confortam pessoas há milênios. Há profissionais ruins, por um lado e há pessoas preconceituosas que pensam e generalizam como VOCÊ. Ainda bem que você pode escolher seu médico, ou escolher não ir em nenhum, mas se não escolher e PRECISAR de um, azar o seu, reza pra cair na mão de alguém bom. E ainda bem que na maioria das vezes eu também posso escolher onde atuar e quem eu quero tratar !

      Excluir
  22. Eduardo ví seu post, me chamo Gabriel, a quetiapina na dose de 25mg, não da fome não, vc provavelmente esta com ansiedade por conta do remédio, vc ainda tem o rivotril? junta o queropax com o rivotril é milagre cara vai por mim.... vc levanta novinho em folha com a mente totalmente limpinha... bem relax..

    vai por mim sério, rivotril de 2mg + Seroquel de 25MG.. vc vai ver que delícia manow.

    e num fica atrás de médico pq cada um deles tem um modo de tratar pacientes, teve um pisiquiatra q eu fui aki na minha cidade q disse q era pra mim procurar uma religião e ñ deu medicamento nenhum kkkkkkkkk horroroso esses médicos e como amigo ai cima disse, não fica lendo bula de remédio se não vc não toma nem AS infantil.


    valeu abraço, não esqueça minha dica... toma uma vez para experimentar. É MILAGRE.

    VC NEM PRECISA TER ANTIDEPRESSIVO ESSAS DROGAS AI QUE ELES FALAM AI A CIMA..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posta o endereço do seu consultório aqui. Fique à vontade.

      Excluir
  23. ha dois anos sofro de sindrome de aegle a qual nao foi diagnostigada pelos medicos e depois de muita pequisa cheguei a esse diagnostico estou ha um ano e meio esperando para fazer os exemes pelo sus que comprovam tal doença e de la pra ca a unica forma de acabar com as dores temporiariamente é com os psicotropicos que tomo por conta mesmo pois so me receitaram analgesicos que nao fazem a menor diferença minha dor é cronica ja passei por carbamazepina diazepam valium injetavel e agora to no clonazepan mas acho que meu organismo ja ta se acostumando com este tipo de droga pois tenho tomado 5 comprimidos direto e so fico um pouco tonto mas graças a deus as dores vao embora ainda nao estou apresentndo reçoes adeversas alem de hipersesibilidade a lus ja a carbamazepina era otima por um lado tudo ficava lindo e calmo mas no dia seguinte minhas costas estavam arrebentadas e me deu alergia coceira no corpo todo o valium me derrubava direto entao perdia muito tempo dormindo o diazepam nao consigo mais comprar sem receita sobrou o clonazepam fazer o que esperar pelo sus é foda

    ResponderExcluir
  24. Tomava zyprexa, quando estava no final dele minha medica me receitou o rivotril junto, hj so tomo metade do sub lingual, acha q se eu parar de uma hora pra outra posso ter problemas e gostaria tbm de saber se com o tempo os efeitos colaterais do rivotril pode desaparecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende muito da dose que vc ainda toma. Em geral os efeitos da abstinência aparecem após 24 horas e costumam durar segundo a dose e tempo que cada um tomava, porém eles amenizam com exercícios físicos, alimentação, higiene do sono, relaxamento e outros medicamentos que não criam dependência, podem colaborar pra vc não ter que sofrer, se for o caso.

      Excluir
  25. Parabéns pelo blog! Apos tomar essa praga de rivotril por 4 anos e 3x por semana, consegui por conta propria parar com o remédio e durmo normalmente ha 4 meses. POREM, estou com crise de abstinencia e sintomas como tonturas/desequilibrio fisico e dor de cabeça. EXiste algum medicamento para combater a abstinencia ou vc acha melhor o tempo mesmo para curar(lembrando que há 4 meses que parei)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Após 4 meses, estes sintomas podem não ser exclusivamente da retirada da medicação. E sim, há medicamentos que podem te ajudar. Mas não se esqueça que exercícios físicos, alimentação e higiene do sono são essenciais !
      Parabéns, vai ver que mesmo com tudo isso a vida tende a melhorar, ou não ?

      Excluir
  26. Este medico tem uma cara e maluco.... Ele eh q deve se entupir de rivotril com essa cara de retardado q ele tem e tbm dizem as mas linguas q ele n da no coro kkkkkkklkkkkkkkkkkkk Doutor Gramatica pq vc n troca seu rivotril por um cialis ou um viagra ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que o Sr resolveu voltar com outro nome? kkk
      Ganhei uma caixa de Viagra da sua mulher, na sexta passada...
      Eu tava lá usando enquanto você dormia...
      OPS..Acabou de chegar mais 4 caixas !!!!
      Vê se não dorme muito boi.

      Excluir
  27. Qual remedio mexe mais com a libido tanto feminina quanto masculina ? Rivotril ou Zyprexa e o que fqzet para voltar ao normal apos o uso dessas medicacoes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei responder esta pergunta de forma objetiva, acredito que varia pra cada caso, são medicamentos de classes diferentes, não dá pra comparar muito.

      Excluir
  28. Dr. Eduardo, a fluoxetina acabou com meu desejo sexual, porém o médico me receitou zyban cloridrato de bupropiona mais Mirtazapina será q uma boa opção??


    marcioap2014@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confia no seu médico, todo medicamento tem sua introdução, pico e manutenção. Deve funcionar !

      Excluir
  29. Em questão da sua resposta no dia 30 de maio de 2013 17:19

    vc disse tudo mas não disse nada, eu não disse nada de bula nem nada técnico, entendo seu lado técnico na medicina, mas como eu lhe mostrei o seroquel ou quetros faz sim ganhar peso em qualquer dose, eu tomava 25mg em dois mesês ganhei 5kg, horrivel pedi para medica trocar, trocou pelo somalium q outra porcaria, ja tomei frontal, olcadil, entre outros antidepressivos como citalopram são tudo umas drogas... me comportei melhor com o clonazepam infelizmente ñ posso comprar pois dependo de postinho de saúde.... se não compraria... de novo pelo menos quando eu tomava eu era feliz

    ResponderExcluir
  30. Poucas vezes li algo tão absurdo quanto parcial em relação ao uso de um medicamento.
    O médico autor do artigo que me perdoe, mas, cada caso sempre será um caso. Nem precisa ser médico para saber disto.
    Sou paciente de RIVOTRIL há muitos anos, não vivo dopada, tenho vida produtiva, social, crio meus filhos e com o uso do RIVOTRIL pude superar muitas dificulkdades que atrapalhavam minhas tarefas cotidianas.
    Trabalho em hospital, atendo a pacientes que muitas vezes, pela natureza dos sintomas, são encaminhados aos Serviços de Psicologia e Psiquiatria e, em conjunto com o RIVOTRIL e a terapia, tornam´se pessoas saudáveis e capazes de retomatr as usas vidas.
    Ao que parece, o médico autor do artido quer gerar um pânico em torno da medicação porém, sem fundamentação científica.
    Todo medicamento sempre será prejudicial se não for usado sob rigorosa orientação médica, até uma dipirona. É isto que precisa ficad esclarecido. E não colocar em pânico pessoas que buscam informações na internet e dão de cara com um absurdo destes.
    ATT
    Assistente Social Virginia.

    Uma informação mais esclacededora a seguir (se o médico não apagar o meu comentário porém, já está publicado em meu próprio blog para que não se perca. O RIVOTRIL melhora sim a qualidade de vida das pessoas.

    http://super.abril.com.br/saude/nacao-rivotril-587755.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei curioso seu comentário em cima de um só artigo publicitário de uma revista sensacionalista e fui visitar seu blog. Agora te respondo :
      Sra Virginia. É feio mentir e denegrir as pessoas. De todos os links com evidências sobre o Rivotril, a Sra copiou apenas UM, de seu interesse, pra tentar difamar as informações factuais sobre a drogas, só porque a Sra a usa e o mais interessante é que a Sra NEM LEU o artigo que postou. Pois bem: ""Cerca de 80% das pessoas que usam benzodiazepínicos ficam dependentes em 2 ou 3 meses de uso", diz Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, de São Paulo. "E a maioria tem sídrome de abstinência se o remédio for tirado de uma hora para outra."

      Em casos mais graves, a abstinência pode levar o paciente a uma internação. A pessoa pode ver, ouvir e sentir coisas que não existem, apresentar delírios (como ser perseguida por extraterrestres), agitação, depressão, apatia, entre outros sintomas. E para cortar a dependência? "O paciente precisa querer parar. Há drogas que tratam os sintomas da abstinência em no máximo 4 semanas", afirma Carlo Hubner, da PUC. Livrar-se do Rivotril é duro porque é preciso enfrentar todos os fantasmas de que o paciente queria se livrar quando buscou o remédio. Afinal, o remédio só esconde os problemas. Eles continuarão lá, à espera de solução. O verdadeiro adeus é o momento em que se aprende a lidar com a ansiedade. Sozinho. Ou talvez com uma passadinha rápida na praia. Pensando no namorado. Ou com a ajuda daquela lasanha (bem gorda).



      Para saber mais

      Goodman & Gilman
      Laurence Brunton, John Lazo, Keith Parker, Artmed, 2010. "

      Isto está aí no link que a Sra copiou.
      De qualquer maneira, por bem ou mal, pode promover meu blog que tem muito mais informações a respeito de muitos transtornos, onde pratico minha missão de CUIDAR de pessoas, principalmente os que querem e precisam, estando em situação de vulnerabilidade. E tenho credenciais técnicas pra isto.
      E também sou EXEMPLO e responsável !
      Já a Sra, tenho minhas dúvidas quanto a sua publicidade e promoção sobra a prática da DOUTRINA ESPÍRITA, pois cada um dá o AMOR que tem pra dar...
      Um dos meus melhores professores psiquiatras é um médico famoso dentro da doutrina e garanto que entende toda concepção sobre a problemática desta droga no Brasil e a necessidade de informar e tratar os que sofrem, como eu vejo diariamente e ATUO.
      Mas também sei que sempre aparecerão empecilhos, situações ou pessoas como a Sra pra JOGAR CONTRA, só pra justificar de modo egoísta o que é bom pra si, ou pra vizinha ou pro jornaleiro da esquina. A realidade é Maior.

      Excluir
  31. Pois é, este medicamento não é utilizado sob rigorosa orientação médica. Há abusos no uso e na aquisição, bem como na prescrição, na forma e no conteúdo. As pessoas não são esclarecidas.
    Ainda não temos estudos sobre acidentes domésticos e de trânsito com o uso desta medicação, mas pode acreditar que esta confusão existe e não é pânico, mas a mais pura realidade, e neste caso, ninguém quer seguir a bula. Dizer que a vida melhorou, tudo bem, mas que ele fica agindo dois dias no sangue, que altera os reflexos e que não pode dirigir e operar máquinas, mas o fazem, ninguém quer...
    Isto não é ser parcial e colocar pânico, os trabalhos científicos estão à disposição. Ele age no sistema GABA, inibitório do SNC, causa os efeitos que o álcool causa.
    E claro, cada caso é um caso. Se você não se inclui, pode ajudar a salvar outras milhares de vidas destruídas por aí...isto me causa pânico todo dia, esta é a realidade !!!

    ResponderExcluir
  32. Qual o melhor remedio para paciente esquisofrenico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Esquizofrenia é uma doença, da qual seu tratamento depende de múltiplos fatores, portanto, funciona da mesma forma com a medicação. Não há atualmente UM só medicamento eficaz para esta morbidade. Os medicamentos neurolépticos, também chamados antipsicóticos são usados pra lidar com as crises e dar manutenção. A escolha do antipsicótico varia de caso pra caso e a critério do profissional, considerando eficácia, comodidade, segurança, efeitos colaterais, interações, entre outros fatores.

      Excluir
  33. me chamo Luzia e gostaria saber do dr Eduardo se com o tempo a crise de abstinencia que estou tendo apos parar o rivotril passa ou eu deveria retornar ao remedio e ir fazendo o desmame aos poucos, coisa que nao fiz. Estou tendo pessimos sintomas e pensando em voltar a tomar novamente essa droga! Grata e parabens pelo blog!LUZIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O correto seria procurar ajuda médica pra fazer a retirada, para não precisar sofrer os efeitos da abstinência. Há um protocolo para esta retirada, onde se passa para o de gotas e se retira mais lentamente, inclusive pode-se adicionar mais medicamentos em conjunto pra lidar com os sintomas.
      Mas passa sim !
      É que não aconselho nunca atitudes heroicas. Como pode ver no post: dependência que após algumas semanas só se retira sob tratamento...
      Parabéns pela coragem.
      Procure ajuda pra não se frustrar.

      Excluir
  34. Oi doutor meu nome é Ricardo...
    Gostaria que o senhor me ajudasse...
    Estarei relatando meu tratamento...mas de antemão adianto que minha vida nao esta a melhor com clonazepam e seu uso!!!
    Até
    Abs!!!

    ResponderExcluir
  35. me chamo junior moro no interior de sp itupeva, digo a vc Dr Luiz Eduardo, que eu vou morrer tomando o Rivotril, mesmo ñ tendo nenhum transtorno apenas stresse, rivotril segura minha onda cara, se fosse ele já estava no fundo do poço tomo de 2mg, e qdo estou mais estressado aumento pra 4mg, passa rápidinho sou viciado nesse medicamento pq realmente ele eh bom kkkkkkkk

    sinto lhe dizer mas vc vai morrer de pânico pelo número crescente de usúarios do rivotril, o rivotril te supera pode crer e vc vai perder pondo esses absurdos q vc põem ai no site pq tem pessoas que realmente precisam dele, como vc disse ai a cima.

    .isto me causa pânico todo dia, esta é a realidade !!!

    tome o rivotril que vai passar esse seu pânico kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho meios mais sadios e eficazes pra lidar com o medo, e principalmente, com a realidade.
      Quanto a você, lamento...
      Mas até certo ponto você tem razão, o número de usuários e dependentes é crescente, é quase uma guerra perdida.
      Mas vou mais pela consciência que pela reputação. Esta é minha parte, só 100%.

      Excluir
  36. Oi Doutor...como falei meu nome é Ricardo...acho que vou me adiantar e depois conto sobre o meu histórico de depressão...
    Olha a principio o clonazepam eu vi que pode ser substituído pelo queropax...eu uso hj 6 gotas de rivotril pra dormir ou pelo menos ir me auxiliando(acalmando) pra posteriormente tomar 45 de razapina e 10 mg de zolpidem...mas amigo meu sono ainda nao é o mesmo que eu tinha!!! E outra, acordo quase sempre de ressaca!!! Me ajude com esses dados iniciais!!! Abs!!!

    ResponderExcluir
  37. Senhores ANÔNIMOS valentões: os comentários são moderados.
    Mas se quiserem que eu publique os xingamentos e ameaças, coloquem seu nome completo, e-mail, endereço e telefone. ASSIM COMO O MEU ESTÁ ACESSÍVEL pra quem quer concluir qualquer ameaça.
    Do contrário pra mim é tudo MIMIMI...

    ResponderExcluir
  38. Eh verdade q todo medico psiquiatra procura na doenca dos outros a sua propria doenca ? Pq vc parece ser bem loucoooooo... Louquinhooooo. Professor depressao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de paiquiatra eu sou clínico, se for assim, vai ser difícil eu encontrar a minha doença...
      Mas eu tenho outra hipótese.
      Pessoas que "acham" como você ou são achólogos/achologistas e fizeram esta faculdade de achologia pra achar tão bem, ou você é que é louco.
      Na experiência dos psiquiatras, o que se sabe é que quem é louco tem certeza que não é, e quem é são, sempre se pergunta se é louco.
      Tem outra coisa: você olha e julga outra pessoa, porque não quer entrar em contato consigo mesmo. Provavelmente porque sua realidade FEDE, se fede, deve ser uma merda, se é uma merda, você leva uma vida de merda. Neste caso, você não enxerga e não se trata, porque diz que eu sou louco e SUA vida tá uma merda então VOCÊ é o professor depressão !

      Excluir

  39. me chamo gabriela sou medicada com rivotril, q isso??? q blog eh esse que brigaiada do caramba por causa do rivotril, meu se vcs ñ se adaptaram com rivotril vão no médico e peça outra medicação cada pessoa reage de um jeito, a sertralina pra minha mãe eh uma droga para meu pai é uma pilula da felicidade, parem de ficar atacando o rivotril, o ñ existe medicamento ruim, existe aquele que eh bom e da certo ué.. tem pessoas q se adaptam com o rivotril e tem pessoas q ñ mesma coisa acontece com dipirona.... eita gente da roça mesmo viu..

    viu dr petlik pq vc soh fala do rivotril sendo q tem um monte de remédio de tarja preta da mesma classificação do rivotril, como psicosedin, lorax, olcadil, max pax, lexotan.

    soh pq eh bom e barato facil de encontrar né.. veja se para de por coisa na cabeça das pessoas pq kem usa o rivotril pq algum transtorno tem e vc pondo esses absurdos q vc coloca as pessoas fica até com receio de tomar causando mais crises.

    gabrieladurante@hotmaill.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses benzodiazepínicos podem ser a causa do mesmo tipo de tragédia na vida de uma pessoa se não for corretamente prescrito e manejado, mas entenda bem: o CLONAZEPAM é muito barato, muito acessível, sendo o segundo medicamento mais vendido no Brasil. Acha mesmo que as pessoas sofrem mais de ansiedade e distúrbios correlatos do que de DOR??
      Estou numa posição onde vejo os estragos desta droga dia-a-dia na vida de centenas de pessoas que sofrem e fazem sofrer seus entes queridos e se tornam improdutivas e ameaçadoras pra sociedade. Estão por aí dirigindo, bebendo, cuidando de gente e intoxicando-se com Rivotril, pra não entrar em contato com a dor, pra anestesiar a dor, pra não entrar em contato com emoções que creem ser negativas. Como se fosse adiantar. Ao mesmo tempo, as consequências vão chegando, mas a primeira coisa que esta, ou qualquer outra substância usada pra entorpecer tira, é o auto-percebimento. Daí culpa-se tudo e todos.
      EU NÃO ATACO NADA, TODOS OS DADOS AÍ SÃO FATOS CIENTÍFICOS À DISPOSIÇÃO DE TODOS. A REALIDADE É DURA MESMO. E eu não tenho o poder de colocar nada na cabeça de ninguém, nem quero, pois se eu tivesse, muita coisa realmente estaria mudando.
      PS: este cara que falou do Rivotril na noitada é um jornalista conhecido que fez uma brincadeira, mas é a dura realidade...

      Excluir
  40. Gabriela voltando a falar Dr petlik eu li todo blog vc briga msm hein??? vc msm diz prescreve o rivotril para seus pacientes, agora me diga uma coisa pq ficar atacando rivotril?? saiba uma coisa tem pessoas q usa regularmante o rivotril com acompanhamento médico e tem outros q usa por sem vergonhice, como esse outro ai falando a cima q só basta um sublingual pra cair na noitada, vc tah vendo? compara as coisas pra vc ver..

    concordo com vc a bula fala sim sobre várias reações adversas q podem dar,mas também fala sobre o uso em paciente com problemas psiquiatricos, que podem levar ao suicidio entre váras coisas, mas vc viu como tem pessoas q usa o rivotril para chapar?? eh foda isso.

    veja se ñ fica pondo minhoca na cabeça dos pacientes q seguem rigosamente acompanhamento médico pq a pessoa se depara com esses absurdos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos esses benzodiazepínicos podem ser a causa do mesmo tipo de tragédia na vida de uma pessoa se não for corretamente prescrito e manejado, mas entenda bem: o CLONAZEPAM é muito barato, muito acessível, sendo o segundo medicamento mais vendido no Brasil. Acha mesmo que as pessoas sofrem mais de ansiedade e distúrbios correlatos do que de DOR??
      Estou numa posição onde vejo os estragos desta droga dia-a-dia na vida de centenas de pessoas que sofrem e fazem sofrer seus entes queridos e se tornam improdutivas e ameaçadoras pra sociedade. Estão por aí dirigindo, bebendo, cuidando de gente e intoxicando-se com Rivotril, pra não entrar em contato com a dor, pra anestesiar a dor, pra não entrar em contato com emoções que creem ser negativas. Como se fosse adiantar. Ao mesmo tempo, as consequências vão chegando, mas a primeira coisa que esta, ou qualquer outra substância usada pra entorpecer tira, é o auto-percebimento. Daí culpa-se tudo e todos.
      EU NÃO ATACO NADA, TODOS OS DADOS AÍ SÃO FATOS CIENTÍFICOS À DISPOSIÇÃO DE TODOS. A REALIDADE É DURA MESMO. E eu não tenho o poder de colocar nada na cabeça de ninguém, nem quero, pois se eu tivesse, muita coisa realmente estaria mudando.
      PS: este cara que falou do Rivotril na noitada é um jornalista conhecido que fez uma brincadeira, mas é a dura realidade...

      Excluir
  41. Dr. Luis Eduardo;

    Com Relação ao Quetiapina, esse tem uma boa associação com carbamazepina e sertralina? Estou querendo pedir para meu médico tirar o Clonazepam. Não estou sentindo bem, muita sonolência e esqueço as coisas com facilidade depois que comecei o tratamento...tenho 24 anos...muito obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há problemas nesta associação, ainda mais, que o fato da quetiapina ter uma estrutura quaternária, semelhante a alguns antidepressivos, pode haver um sinergismo, melhorar mais os sintomas. O Clonazepam faz isto mesmo, mas nem todo mundo percebe, outros criam tolerância, mesmo assim, não se saem melhor que quem não toma em testes neuropsicológicos específicos. Por isto a bula recomenda não dirigir, operar máquinas ou praticar atividades de risco, pois altera os reflexos. É fácil de entender, age no GABA, que é o mesmo neurotransmissor no cérebro em que age o álcool.
      A diferença entre cada um dos BZD é o tempo de duração no organismo e a relação sedação/ansiolítico.

      Excluir
  42. Dr. dá para confiar no clonazepam genérico da médley???


    petito@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer medicamento -exceto o da marca original- tem variação da biodisponibilidade, ou seja, algumas marcas podem ser menos eficazes que outras. Desconheço especificamente a eficácia do Clonazepam do laboratório em questão. Mas qualquer benzodiazepínico causa tolerância, ou seja, precisa usar doses maiores ou intervalos menores com o passar do tempo.

      Excluir
  43. Dr, o fumarato de quetiapina dá para substituir o Rivotril? parando de uma vez só?


    mateusguilherme@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. A quetiapina é uma classe de medicamento diferente da classe do Clonazepam.
      A quetiapina é um neuroléptico(antipsicótico) e o clonazepam é um benzodiazepínico("calmante"). A quetiapina tem um efeito adicional de sonolência, que é uma sonolência muito mais próxima a natural, que a artificial produzida pela sedação dos benzodiazepínicoa. Dependendo da dosagem e do tempo de uso do Clonazepam, a quetiapina pode "segurar" alguns efeitos da retirada do Clonazepam, mas não é sempre, nem pra doses altas, aliás, a dose a se tomar de quetiapina deve ser titulada(aumentada aos poucos) pra não haver reações indesejáveis. O simples fato de usar quetiapina no lugar do clonazepam não isenta o indvíduo de sofrer da retirada dele.
      É uma pergunta pertinente.
      Por isto eu reitero o post que a dependência dos benzodiazepínicos exige tratamento.
      Obrigado.

      Excluir
  44. Doutor tomei o rivotril durante 1 ano da minha vida, comecei com o de 1,0 mg, depois meu medico passou para 0,5 mg e depois comecei a tomar a metade do comprimido desse de 0,5 e com o passar do tempo passei a toma- lo 1/4 do comprimido. Hj estou a 10 dias sem tomar nada... Corro o risto de ter abstinencia ao medicamento ? Comprei uma caixa de um valeriana pra qualquer coisa tomar ele o que vx me sujere ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é não !
      A abstinência começa após a redução ou retirada depois de 48h.
      Quaisquer sintomas são coincidência ou fazem parte de outro quadro.
      Parabéns, observe sua vida melhorar com consciência !

      Excluir
    2. Obrigado Doutor... Deus lhe ouca.

      Excluir
  45. DR. LUIS, O CLONAZEPAM É UMA MERDA, O BOM É O OLCADIL, O PROBLEMA DO OLCADIL É QUE O PREÇO DELE, É PREÇO DE UM CEREBRO NOVO!!!!

    PAULOHENRIQUE30@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk então tá...
      O Olcadil é mais ansiolítico e menos sedativo e sua duração´no organismo é bem menor que o Clonazepam. Mas são primo-irmãos.
      Vou te dar uma dica, mas não fala pra ninguém que eu te contei: se vc quer continuar com este calmante, compra o genérico ou manda manipular, sai mais em conta. Seu médico sabe...

      Excluir
    2. Eu pedi uma vez a minha médica, ela me receitoiu de 4mg, ele é muito bom Dr, só que o preço vixe.. uma caixinha de 20 comprimidos paguei quase 60 reais, um horror, eu não sabia q poderia manipular, genérico não dá confiar neh Dr? o Frontal tbm eh bom não eh? então um eh mais ansilitico do q outro, eu tomei uma vez de uma amiga o dormonid de 15mg, kkkk eu apaguei em menos de 5 minutos soh dura pouco efeito neh? cerca de 2 horas.. mas dá para ir no embalo do sono

      PAULOHENRIQUE30@GMAIL.COM

      Excluir
    3. Paulinho, Paulinho...quando eu estiver de cabelos brancos e você ainda de cabelos escuros eu vou te tratar...



      de Alzheimer !
      kkk

      Excluir
  46. Então Dr, eu tomo 2mg por dia uns 3 meses já junto com a fluoxetina, fluoxetina de manhã e o rivotril a noite hora q eu vou dormir, será q tirando o rivotril de uma vez, a fluoxetina, e a quetiapina segura a onda? pelo q eu li na net sindrome de abstinencia do rivotril eh ansiedade, insonia, agitação, inquietação, irritação né? será q fluoxetina, com o Seroquel de 25mg dah pra segurar legal?? ñ kero mais tomar rivotril está dando uns brancos tem hora uns esquecimentos e dificuldade de concentração.

    aguardo resposta

    mateusguilherme@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo Mateus, acho nobre sua atitude, mas um pouco heroica. Pela minha experiência clínica te digo com certeza que você irá sim enfrentar sintomas de abstinência, mas não sei se precisa mesmo retirar bruscamente e enfrentar uma fase ruim. 25mg de quetiapina não ameniza muito estes sintomas, ainda que para algumas pessoas possa ajudar. Pra outras pessoas, tirar o Rivotril de uma vez e ainda ter outra coisa pra tomar seria um luxo. Vai da sua decisão. Ma se vc sofrer, o risco de recair ou voltar a tomar é maior, a frustração também...
      O mais legal seria passar pra gotas, retirar uma gota a cada três dias, que em 45 dias você está livre. Mais ou menos assim, porque quem deve dar a conduta é seu médico. Confie nele. A maior decisão é sua. É nobre, completa e mostra que vai dar certo !! Quando der certo, olha pra trás e conta aqui pra gente !!

      Excluir
    2. então irei fazer assim vou diminuir pegar um comprimido de 2mg partir ao meio vai ficar 0,5mg né??? posso tomar quanto tempo para diminuir para 0,25mg? me oriente q eu faço eu parto os comprimidos do meio.

      Ah bah ja to cansado de receita azul para tomar rivotril pedi o xanax pro médico ele disse q pra mim é muito melhor o rivotril, mesmo falando pra ele dos brancos esquecimentos e por ai vai..

      ele disse assim q eh somente uma fase e q não eh o rivotril q tah fazendo isso, ele disse q provavelmente eh o antidepressivo, tirou a fluoxetina e passou o citta, uma droga tem hora q dah vontade parar com tudo ñ tomar mais nada dr. sabe eh dinheiro q vai e ñ resolve o problema...

      o problema eh ansiedade será q esse citta vai ser bom,? esse medicamento citta eh caro viu mais caro q o daforin..

      Excluir
    3. Se você dividir ao meio o de 2mg fica 1mg, mas não vamos entrar em detalhes. O melhor pro seu caso deve ser acordado com seu médico. Você deve confiar e fazer bom vínculo. A redução com gotas é melhor e mais cômoda. É sempre de bom grado estar com um antidepressivo adequado e na dose adequada antes de mexer no clonazepam, seja ele a Fluoxetina ou Citalopram. Este deve ser a base de longo prazo do tratamento.
      A sua parte é fazer exercícios físicos, psicoterapia e procurar métodos complementares de melhorar sua saúde física e emocional. Pra que você tenha o que colocar no lugar da medicação e não só tirar por tirar. Afinal ela deve ter sido colocada por algum motivo e deve ter algum papel na sua vida ainda, mesmo que você sofra consequências negativas com ela. Não precisa se precipitar. Cuide bem de você mesmo, deixando alguém que sabe, cuidar de você também.

      Excluir
  47. olá dr eduardo, me chamo gustavo moro em sp santo andré, como tirar ansiedade sem esses tarja preta? minha mão fica suando, meu pé fica suando, sinto como se tivesse um bolo na gartanta, difícil concentração, qndo vou fazer alguma intrevista de emprego fico todo confuso, isso eh ansiedade neh?

    como resolver isso sem tarja preta??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é ansiedade sim. Somatizações são sintomas físicos manifestos da ansiedade. A adrenalina prepara nosso corpo pra luta ou pra fuga e você sente estas coisas. Quando algo do meio externo lhe parece ameaçador ou lhe causa medo ou insegurança, há liberação de adrenalina. No entanto nem toda ansiedade se classifica como transtorno ou doença em si, requerendo tratamento exclusivamente farmacológico.
      Mesmo da necessidade do tratamento farmacológico, os antidepressivos são preferíveis para primeira linha, pois serão utilizados por mais tempo. Eles aumentam a substância do prazer no cérebro, produzindo sensação de conforto. Pessoas com carga maior desta substância tendem a ser mais seguras, tendo menos medo, gerando menos ansiedade.
      Pra casos mais extremos, podemos ASSOCIAR os benzodiazepínicos (calmantes-tarja preta) nos primeiros tempos, até o acerto da dose do antidepressivo, ou pra amenizar o desconforto e os sintomas de pessoas que se tornam completamente improdutivas ou que perdem sua autonomia de vida. Na grande maioria dos casos, este período é restrito, pelos seguintes motivos:
      - A adrenalina é gasta, ou consumida, o sono melhora e a substância do prazer aumenta se a pessoa fizer EXERCÍCIOS FÍSICOS, portanto ela deve ser bem orientada para tal.
      - O medo, insegurança, a fonte da fobia e ansiedade, deve ser analisada, exposta, desmascarada e não ignorada, como se não tivesse fundamento. Para isto a pessoa deve fazer PSICOTERAPIA.
      - O paciente deve ser encorajado a buscar terapias complementares. Acupuntura, naturologia, dietas específicas, relaxamento, dança, exercícios respiratórios, meditação e tudo o que for possível pra ter qualidade de vida.
      SE CORRER O MEDO PEGA, SE FICAR O MEDO COME, MAS SE OLHAR O MEDO SOME !
      Justamente por falta destas orientações, o preço e a falta de capacitação de profissionais quanto a estes aspectos, estes medicamentos tomaram espaço de modo tão negativo na vida de milhares de pessoas...

      Excluir
    2. eh verdade mas dependo de postinho de sus, qual o melhor medicamento na sua opinião pra mim? por q minha namorada tem plano da unimed posso pedir pra ela marcar com algum clinico e pedir o remédio pra mim tomar.. vc entendeu meu caso neh agora so me receite esse tal antidepressivo..

      obrigado . Dr.

      Excluir
    3. Eu te entendo perfeitamente, mas eu estaria sendo irresponsável se não te alertar que você precisa de um tratamento.
      Tratamento não é pedir pra namorada um remedinho pro clínico, não é como se fosse gripe, pois vai ser a longo prazo, vai exigir mudança de comportamento, autoconsciência, autoconhecimento, orientações e supervisão periódica.
      Também não posso te ajudar em público, via blog, sem conhece-lo e pelas mesmas razões acima, porque meu código de ética, uma lei que regulamenta condutas médicas e o bom senso, não permite.
      MAS VOCÊ É UM CARA DE SORTE.
      Este problema não é grave, pode ser resolvido de forma simples, se você começar a seguir estas orientações e deixar um profissional te ajudar. Este profissional não precisa ser renomado, nem de serviço particular. Apenas se mostre disposto a melhorar. Qualquer um vai te dar um antidepressivo e te acompanhar.
      Pro teu caso 99% é com você !!
      Grande abraço !!

      Excluir
  48. Que tipo de tratamento? Como fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a pergunta é pra tratamento da dependência ou problemas com Clonazepam, a retirada se faz passando pra dose similar em gotas e retirando as gotas paulatinamente. Existe um protocolo, mas o médico está autorizado a fazer adaptações conforme a necessidade e cada caso. Outros medicamentos podem ajudar pra controlar sintomas extras tanto da retirada, como da patologia(doença) de base. O importante é saber que não há necessidade de sofrer, nem de fazer heroicamente, nem deve ser feito sem acompanhamento e supervisão. E dá certo !!

      Excluir
  49. Minha mãe que tem 77 anos, tomou alprazolan por mais de um ano e toma rivotril a 7 meses conseguiria se livrar deste medicamento? Hoje não sei se ela sofre mais pela doença ou devido os efeitos adversos das várias drogas que ela já tomou e continua tomando. Agora está com o rivotril 2 mg 3 vezes ao dia + citalopran. Tomava amytril antes do citta e está sofrendo muito com a descontinuação: náuseas, tontura, desânimo, taquicardia,...

    Será que ela conseguiria se livrar do rivotril?

    ResponderExcluir
  50. Mesmo sem conhecê-la posso arriscar dizer que com 77 anos, 6mg/dia desta droga é um quadro complicado ! Mais se foge do problema que se encara e se trata.
    A tolerância, dependência e efeitos colaterais e somatórios são grandes no caso. O idoso tem metabolismo mais lento e normalmente já vem com uma carga maior de sofrimento na vida. Quando vc apresenta uma soluçãozinha mágica em forma de comprimido se torna tentador, mas o DEMÔNIO tava dentro do blister... aí ferrou (opinião pessoal parafraseada)
    Contudo ela continua sofrendo. Procure ajuda rápido. Não posso comentar muitos dados técnicos, pois não a conheço e este espaço é público.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  51. Doutor lhe fiz uma pergunta no dia 4 as 10 e 26 e n obtive resposta... Sigo no aguardo. Obrigado... Arnaldo de Sao Caetano ( SP ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta é não ! A retirada foi bem manejada.
      A abstinência começa após a redução ou retirada depois de 48h.
      Quaisquer sintomas são coincidência ou fazem parte de outro quadro.
      Parabéns, observe sua vida melhorar com consciência

      Excluir
  52. poxa Dr. Eduardo, o rivotril eh muito bom, eu tenho aqui uma caixinha de 0,5 tomo de vez em nunca kk mas quando eu tomo eu melhoro rapidinho ateh parece um passe de magica, axo q chego tomar uma vez soh por mes, e olha lá faz mal tomar assim algumas vezes,, eu percebo um certo mal humor no dia seguinte.... mas so isso..


    felipedurante@hotmai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Felipe, e é você quem está dizendo que se sente mal, mesmo tomando ocasionalmente. Esta maneira de usar é muito mais parecida com a de uso de entorpecentes do que a de uso terapêutico. E o problema das drogas começa por aí. Não é o uso em si, mas as consequências...os prejuízos.
      A progressão do uso ocasional para o abuso e depois a dependência se dá de maneira muitas vezes imperceptível pra pessoa. O requisito primordial pra acontecer é ter e experimentar e gostar.
      O demônio entrou no blister há tempos. Nesta fase você pode decidir se quer colocá-lo pra dentro ou não. Ele é sedutor, vem com inovações e idéias mágicas pra sua vida, de diminuir o sofrimento, fazendo você pegar um atalho. Mas depois vem a conta. Esta sim é difícil de pagar. Paga-se com a alma. É só prestar atenção em mais histórias por aí. Todas começam exatamente como a sua.
      Era uma vez um Felipe Duarte que só tomava unzinho de vez em nunca e por aí vai...
      Eu conheço o começo, o fim e o meio.

      Excluir
  53. dizem q o diazepam eh altamente viciante neh? por isso foi criado esses mais modernos, verdade que 2mg de clonazepam, eh equivalente a 10mg de diazepam?


    mizael_vig@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente o grau de dependência está diretamente ligado à duração-meia-vida da substância no organismo. O diazepam é o que dura mais, chega a ficar quase três dias no organismo ,por isso é o que causa menos dependência. Há os de curta ou ultra-curta duração, tem maior potencial de causar dependência e fissura. Assim como esta relação vale para o crack e cocaína aspirada por exemplo. O efeito do crack é muito mais rápido, sua absorção também. Causa muito mais fissura e dependência.
      E sim, 2mg de Clonazepam equivalem a 10mg de diazepam. Assim como outros medicamentos de famílias diferentes tem seus respectivos similares em equivalentes de potência, sempre com algum diferencial é claro.

      Excluir
    2. ué o clonazepam não dura 48 horas no organismo porque ele causa dependencia? sendo q vc falou para um amigo q o clozal dura pouco tempo no organismo então esses que causa mais dependencia ? como assim ? não entendi mesmo, e o Frontal?

      nao entendi nada sinceramente.

      Excluir
    3. Todos causam. A retirada gradual é mais fácil com os que tem duração maior como diazepam e clonazepam . O frontal dura cerca de 6 a 8 horas.
      Alguns tem mais potência ansiolítica que sedativa como o caso do Frontal.
      O Midazolam (dormonid) dura cerca de 4 horas e tem potência hipnótico-sedativa, usado como indutor do sono e pré anestésico. O fato dele durar pouco faz ele ter potencial viciante maior entendeu?
      O Clonazepam é muito barato e muito prescrito e as pessoas adoram, porque não precisam pensar na vida e nos problemas na hora de dormir, virou epidemia...

      Excluir
    4. Doutor, não é que adoramos, eh tipo assim, os problemas estão lah sabemos mesmo tomando o rivotril, o problema do rivotril eh q ele tira aquela ansiedade, tira aquele pensamento fixo nos problemas e acaba relaxando e dormindo bem, minha endocrinologista disse q ñ problemas em usar em doses baixas...

      sei lah véi cada um fala uma coisa!!!

      Excluir
    5. aff nada haver isso ai viu oh, por exemplo um dia de serviço, levamos uma puta bronca do chefe por qualquer motivo, vc chega em casa para relaxar, se for uma pessoa encucada fica pensando naquilo é onde entra o rivotril, como vamos chegar no outro dia de trabalha encarar o dia sendo que nem dormimos nem relaxamos....

      Discordo doutor..

      Vc eh contra o uso do Clonazepam, só q tem uma minoria q acha isso como vc axa, como vc mesmo disse ele eh muito prescrito, isso quer dizer que existe uma minoria de médicos q pensam como vc, é de se analisar sua conduta!!

      obrigado um abraço

      Excluir
  54. Tem mais para seu panico!!!!

    http://www.bemboladoecia.com.br/camiseta-i-love-rivotril-136.html

    Grande doutor!!!!

    ResponderExcluir
  55. Amytril também dá reações de descontinuação?

    ResponderExcluir
  56. Pode dar, bem como outros antidepressivos. Depende da dosagem, do tempo de uso e da forma e tempo de retirada. Reações de descontinuação é um bom nome !
    Não costumamos chamar de abstinência. Normalmente abstinência produz efeitos contrários ao da droga de uso. Sendo assim, se a pessoa utiliza um depressor/calmante como o clonazepam ou outro da mesma família, os efeitos de abstinência são excitatórios. Ansiedade, irritabilidade, insônia, inquietude, palpitações, etc... no álcool igual, e ainda tremores, convulsões, delírios e assim vai...
    Com os antidepressivos não acontece o mesmo. São sintomas diferentes.

    ResponderExcluir
  57. me chamo gabriela de guarulhos, doutor eu amo o Rohypnol, gente como eu amo esse remédio vou no clinico geral soh para pegar receita dele!!! axo q to viciada ñ consigo dormir sem ele, as vezes tomo um smirnof de limão depois mais tomo ele, afff q delícia eh uma sensação inexplicavel sério experimenta doutor se vai gostar..


    gabiadriele@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, não experimento porque conheço muita gente que virou vampiro. Vai viajar e tem que levar a caixinha. às vezes precisa correr atrás de médicos pra pegar receita e não tem data pra consulta, aí fica uns dias sem dormir, irritado e sem dormir. Depois não faz mais efeito e não dorme na hora e faz um monte de besteira e não se lembra.
      Já conheci gente que foi estuprada por 7 caras porque batizaram a bebida na balada com isso...
      Eu tenho medo de ficar viciado. É um prazer tão grande no começo, que eu tenho medo que seja maior que o de transar, comer em lugares maravilhosos, fazer exercícios, viajar pra lugares lindos, ficar com a família, estudar de noite e poder acordar bem pra fazer um passeio ou transar de novo de manhã sem estar estragado...Com menos idade a gente até acha que dá conta, mas tenho medo de ir ficando mais velho e...vc sabe...
      MAS VAI FUNDO !!! MANDA BALA!!! BOA SORTE!!!
      E LEMBRE-SE : A SEMEADURA É LIVRE, A COLHEITA - OBRIGATÓRIA !!!

      Excluir
  58. Procurava mais informações sobre o Rivotril porque um parente começou a tomar. Não vou nem comentar as informações que obtive aqui, algumas úteis, inclusive, mas estou realmente horrorizada com o tom da discussão nos comentários. Que um médico se disponha a dialogar com desconhecidos sobre seus conhecimentos é até interessante - embora para algumas pessoas, sabidamente, possa causar mais mal do que bem ler esse tipo de coisa - mas que um médico se disponha a responder a insultos no mesmo tom publicamente, usar palavras de baixo calão e ridicularizar os comentaristas... é chocante. Nunca o indicaria como médico para quem quer que fosse. E pode dizer que digo isso porque sou uma "merda", minha vida é uma "merda" e tudo que faço é "merda", já que este parece ser o hábito. Louvável a sua capacidade de diagnosticar "merda" à distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um médico não pode responder insultos publicamente? Quem é este que VOSSA SENHORIA INDICA? O que passa Rivotril e deixa dúvidas? Metaforizar e parafrasear um ataque à minha classe e à mim na minha casa(meu blog!) não é insultar uma pessoa. E quando eu não faço nada em relação a estas estigmatizações, preconceitos e ignorância, eu cedo este espaço para prevaricação, descrença e banalização do conteúdo. Tanto que depois disto os engraçadinhos vão sumindo e pessoas que necessitam e tem dúvidas vão aparecendo.
      EU ATACO A DOENÇA E NÃO O DOENTE.
      "digo isso porque sou uma "merda", minha vida é uma "merda" e tudo que faço é "merda""---esta sua posição de falsa autopiedade e vítima da circunstâncias não me comove.
      As informações contidas no post, embora você - ANÔNIMO 6 DE JUNHO- não queira discutir estarão aqui disponíveis a título de serviço de utilidade pública científico.
      Eu trabalho onde sou útil e onde pratico o bem maior, o AMOR.
      Minha política de relações públicas baseia-se na ATRAÇÃO e não na PROMOÇÃO.
      Por isso não preciso de indicações via blog ou de desconhecidos, muito menos de TORCIDA CONTRA.
      Embora EU me sinta lisonjeado com SEU acesso ao blog, sua leitura, seu comentário, sua participação, fazendo parte das estatísticas de 49 PAÍSES E QUASE 15000 ACESSOS EM 6 MESES.
      OBRIGADO.

      Excluir
  59. kkkkkkkkkkkk q blog louco, ow doutor depressão, vou lhe dar uma explicação mais detalhada do problema, é igual a torcida do Corinthians, vc é só mais um contra um bando de 30 milhões de loucos, entendeu? ou não?


    por mais que os irmãos ai a cima tente tira-lo não irá conseguir, um dia terá recaida e vai voltar a usa-lo kkkkkk não adianta doutor depressão, nem relatos cientifico nem bosta nenhuma dessas q vc publica não adianta, o Rivotril é a pilula da felicidade!!

    Mais uma também ai pro seu panico abaixo.

    "Satã, embora anónimo e obscuro, por mais alguns anos ainda; mas o século por vir irá proclamar tua vingança. Tu renascerás no Anti-Cristo. A ciência dos mistérios subitamente fez jorrar uma onda negra para saciar a sede dos curiosos e ansiosos; homens e mulheres jovens viram-se reflectidos nestas ondas que intoxica e enlouquece"

    kkkkkkkkkkkkk vc publica baboseiras, nos também podemos publicar baboseiras, só espero q vc aceite o comentário e deixe o ai!!!!


    filhodelucifer@yahoo.com.br

    Lúcifer, miserere nobis.
    Belzebuth, miserere nobis.
    Leviathan, miserere nobis.
    Bael, príncipe dos Seraphins, ora pro nobis.
    Belfegor, príncipe dos Querubins, ora pro nobis.
    Astaroth, príncipe dos Tronos, ora pro nobis.
    Asmodeu, príncipe das Dominações, ora pro nobis.
    Anduscias, príncipe das Postestades, ora pro nobis.
    Belial, príncipe das Virtudes, ora pro nobis.
    Perriel, príncipe dos Principados, ora pro nobis.
    Eurinomo, príncipe dos Arcanjos, ora pro nobis.
    Juniel, príncipe dos Anjos, ora pro nobis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você iria se espantar quantos exorcismos eu faço por dia...
      Aliás eu ganho bem fazendo isto, mas eu tenho tanto prazer nisto que também faço de graça e nas horas livres...
      E SE VOCÊ PRECISA COPIAR E COLAR PRA FALAR DO DEMÔNIO É PORQUE NÃO CONHECE ELE NA PELE
      Ou seja, você não sabe o que está falando...
      Mas deixarei futuras interpretações para os outros visitantes.
      VENI VIDI VICI

      Excluir
  60. Doc a bupropiona ela eh boa no tratamento de ansiedade e depressão,? isso pq ví vários post na net sobre antidepressivos todos eles meche com libido e retardo na ejaculação a bupropiona eh a única q não meche nessa parte neh? doc e porque a fluoxetina da tanta energia e tira o desejo sexual?

    o sr como médico pode me passar um docie sobre bupropiona? e a fluoxetina e sua opinião ou se conhece algum outro antidepressivo que trate a depressão ansiosa que não meche com a libido, pois sou casado as vezes eh sem graça neh???

    obrigado.

    tiagocardoso26@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora, passei batido pelo teu comentário.
      Não se costuma tratar ansiedade com Bupropiona. Nem todos os antidepressivos afetam libido ou retardam a ejaculação. Normalmente para ansiedade e a depressão "comum" costumamos usar mais antidepressivos que aumentam a serotonina.
      A Bupropiona é um antidepressivo que aumenta mais a Dopamina.
      Aqui mesmo no blog eu postei artigos sobre as duas substâncias pra você entender melhor.
      Mas resumidamente, a Bupropiona serve mais pra quando o problema é muito mais específico pra falta de vontade. Nem sempre é conveniente tratar uma depressão típica com Bupropiona, pode não dar certo, pode agitar, atrapalhar o sono, etc. Ou seja não se faz esta escolha pela simples hipótese de a pessoa pode vir a sofrer estes efeitos colaterais com a classe de antidepressivos mais indicada.
      Estas reações, felizmente acontecem com uma minoria de pacientes com algumas medicações. Pode-se trocar por outro da mesma classe, se for o caso. Fluoxetina e Paroxetina tem maior probabilidade de dar retardo da ejaculação, dependendo da dosagem, diminuir libido também, porém menos.

      Excluir
    2. http://drluiseduardo.blogspot.com.br/search?q=dopamina

      Excluir
    3. peraee doc, kem faz isso comigo é a fluoxetina o sr disse ai "pode agitar, atrapalhar o sono" ela faz tudo isso ai da insonia, sudorese, as vezes sinto batimento cardiaco acelerado axo q palpitação fico agitado euforico, q fala neh? nunca tive pressão alta uns tempo pra cá estou tendo pressão alta, me da uma energia danada, mas no mesmo tempo atrapalha a libido e ejaculação desculpe fala assim no seu blog mas sofro um pouco para gozar axo q essa fluoxetina serve mais pra kem tem ejaculação precoce neh? e tbm senti q estou ejaculando pouco.

      o q o sr axa? pode me informar um antidepressivo tipico q nao de esses efeitos colaterais,?

      obrigadu

      Excluir
    4. Pode acontecer com a Fluoxetina...
      Dentro desta mesma classe ainda pode-se tentar o Escitalopram (Lexapro, Reconter, Exodus,Sedopam...) que tem incidência bem menor de efeitos colaterais e costuma ser mais eficaz pra ansiedade sem atrapalhar a parte sexual.

      Excluir
  61. Dr. Luis Eduardo, Boa Tarde!

    Chamo-me Rafael, vou relatar o que eu sinto, por favor, me informe se tudo que eu tenho é ansiedade, tem momento que eu estou dormindo na qual do nada me da espasmos, dificuldade para pegar no sono, me sinto triste as vezes sozinho, quando eu estou perto de muitas pessoas, fico pensando o que elas acha de mim, as vezes evito isso, na faculdade as vezes tenho medo de apresentar alguma apresentação na frente de todos, fujo disso igual o diabo foge da cruz, me sinto desconfortável no meio de pessoas, minhas mãos e meus pés fica gelados, e embaixo nas axilas fica soando tenho até vergonha de por camisa em cores, uso mais branco para que não apareça tanto o suor excessivo, as vezes tenho alergias coceiras em todo canto do corpo, mesmo com minha mãe dentro de casa meu cachorro, me sinto sozinho abandonado triste deprimido, acho também que sou bipolar pois meu humor dependendo da hora do dia, estou de mal humor outras horas de bom humor, tem hora que penso coisas boas, e no mesmo tempo coisas ruins, morte, etc.. Bom é isso ahh estou também sentindo perda excessiva de cabelo.

    Qual o é pré diagnostico que o senhor faz de minha pessoa? Existe tratamento?

    rafaelcunhamendonca@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, não é legal eu arriscar hipóteses diagnósticas em público ou à distância. Eu entendo seus anseios. E entendo que talvez, rotular ou te dar uma possível conceituação única, unifatorial, ou mágica para o seu problema, poderá mais te atrapalhar que ajudar.
      Podemos dizer que existem traços ansiogênicos e depressivos neste perfil, mas faltam muitos dados.
      O importante é que você relata prejuízos em sua qualidade de vida e isto exige um tratamento, não acha?
      Procure ajuda !
      Força e abraço.

      Excluir
    2. Já que o incompetente ai a cima não falou nada com nada para você, no relato que você disse, você está passando por algum problema emocional pela qual apareceu todos esses sintomas calma não entre em pânico, já vi casos piores que o seu, pelo que eu percebi, você está passando por um momento difícil, pela qual requer ajuda profissional, não sei onde você mora, mas procure uma comunidade Budista converse com um monge, ele irá lhe aconselhar, procure ficar calmo, tranqüilo sei que é difícil, precisamos descobrir de onde está vindo isso, se é a faculdade ou trabalho, ou relacionamento amoroso etc.. existe um medicamento nas farmácias que chama Valeriane, ou pasalix ambos são da mesma classe você pode comprá-lo sem receita médica é um ansiolítico fitoterápico, você poderá tomar a hora que você estiver angustiado até descobrirmos o que você tem na realidade para que eu possa lhe ajudar, por enquanto é só.
      Mande um e-mail, com seu telefone para que eu possa entrar em contato com você meu e-mail é (fabiopsicoterapia@uol.com.br) tentarei lhe ajudar. caso não tenha convenio médico não cobrarei nada o que esses espertalhões ai cima querem é dinheiro no bolso deles, são uns verdadeiros exploradores, e não fica lendo coisa nesse blog, pois o Rivotril não é tudo que pensam, uma pessoa muito boa instruída, seja lá qual for o medicamento psicotrópico irá lhe ajudar, desde que acompanhe o tratamento médico rigorosamente, já vi pacientes jogados na rua, retornaram suas vidas fazendo psicoteria usando Rivotril, então não dê muita bola para esse Dr. Luis Eduardo, pois ele é um frustrado.
      Não se esqueça eu peguei seu e-mail que você deixou para esse mala sem alça, vou lhe mandar um e-mail, moro em SP você poderá visitar minha clinica não lhe cobrarei um só centavo.
      força grande irmão, todos nos somos feitos de ácidos nucléicos, pois somos todos irmãos temos que nos ajudar, aprendi uma coisa no Budismo, a generosidade, a compaixão por todos os seres, "Evitar todo mal, cultivar o bem, purificar a própria mente: esse é o ensinamento do Buddha" vou tentar fazer tudo para lhe ajudar, já estou lhe encaminhando um e-mail, por favor me responda, será sempre bem vindo em minha clínica, e não publique mais nada nesse blog, se você não percebeu esse blog está cheio de besteiras, baboseiras, coisas sem nexo, um fazendo preces pro diabo, outro falando que faz exorcismos,um falando de Corinthians, o dono do Blog deixa circular essas coisas não é muito confiante, se o assunto é psicoterapia não deveria deixar tanta baboseiras circular assim em aberto, pois o assunto é psicoteria não briga de religião particularmente não conheço esse Dr. Luiz Eduardo, mas não é muito de se confiar, olha o português dele se acha que uma pessoa que fez faculdade pode escrever com tantos erros ortográficos?

      Peço que responda meu e-mail, um abraço!

      Excluir
    3. Caro Rafael, primeiramente em consideração a você:
      -este espaço é INFORMATIVO, eu não estabeleço relação médico-paciente. Não dou diagnósticos e procuro não pedir informações pessoais pra saber mais da vida pessoal delas em espaço público para não expô-las. Nem mando e-mail.
      -este espaço não é comercial nem se destina à minha PROMOÇÃO PESSOAL OU PÚBLICA.
      -quando alguém pratica um serviço abnegado, altruísta sem cobrar e precisa EXPOR, é do ego, e não da alma.
      -a grande maioria dos meus pacientes pagam, às vezes com algumas moedas. Ó pagamento é o COMPROMISSO de cada um para com seu próprio tratamento.
      -os meus atendimentos sociais e gratuitos sou eu quem escolhe, não abri o blog pra ter pacientes, mas pra que mais pessoas tenham poder de escolha através de expor a realidade à luz das informações que se baseiam em evidências.

      AGORA EM RESPOSTA A ESTE EXTELIONATÁRIO, SEM VERGONHA, DIFAMADOR, ANTI-ÉTICO CHARLATÃO que ofereceu ajuda grátis se você não tiver convênio, como se você não pagasse o convênio...
      -é através da minha incompetência que vidas de pessoas são salvas e preservadas diariamente. Se você cair duro, reze para um incompetente como eu colocar a mão em você pra te salvar, imbecil !
      -não se indica e prescreve medicamento pra ninguém sem conhecer a pessoa, muito menos sem saber a miligramagem, sem dizer como se toma e pra que serve, mesmo sendo fitoterápico, a não ser que nem você mesmo acredite na medicação.
      Para sua ciência eles são diferentes, de classes diferentes e um deles você compra na feira gastando muito menos que na farmácia. O outro leva tanto tempo para agir que se ele for tomando até ir na sua bela clínica não vai adiantar de nada !
      -PSICOTERAPEUTAS que indica uma religião como solução sem conhecer a pessoa e suas crenças e eu que sou duvidoso?
      -SE VOCÊ QUISER ENTRAR DE CABEÇA NA DISCUSSÃO COLOCA AÍ SEU CRT OU CRP(CRP vc não tem é claro), mas eu vou te denunciar no CRT pra você aprender a se colocar no seu lugar, pois pessoas como você não podem cuidar de outro ser humano.
      -dá uma relida no que você escreveu !!! na sua concordância verbal, nos seus erros de português: "um momento difícil, PELA QUAL requer " - "ambos são da mesma classe você pode comprá-lo sem receita médica É um ansiolítico" - "PSICOTERIA" - ----Você tem coragem de falar dos meus erros, da minha formação??? Eu tenho 4 notas 10 em redação uma delas da UNESP publicada em 2 revistas, sou proficiente em inglês, espanhol e leio hebraico, às vezes alimento o blog pelo celular sem corretor ortográfico, que pode acarretar um erro ou outro, mas você em 10 linhas errou em 8 - animal.
      -As ideias e comentários mais absurdos sobre o Clonazepam é o que pode salvar e orientar algumas pessoas, portanto eu deixo circular sim. O que eu não deixo sempre, são estas difamações contra mim. Neste caso, como você se diz PSICOTERAPEUTA fiquei coçando pra dar uma resposta à altura...

      Excluir
    4. Últimos acessos, pra responder sua pergunta:


      Brasil


      2831



      Estados Unidos


      268



      Rússia


      98



      Portugal


      53



      Alemanha


      43



      Ucrânia


      32



      Israel


      27



      Índia


      24



      França


      13



      Colômbia


      5

      ---------------------------------------------

      Excluir
    5. Outras dúvidas que o Sr tem:
      -Não me formei na UNESP - Tenho especialização em Dependência Química pela UNIFESP e em Los Angeles UCLA
      -Não uso Maconha
      -Meu blog não é uma empresa, minhas respostas não são atendimentos e isto NÃO é telemarketing.
      -O Clonazepam tem suas indicações e existe por algumas razões, porém é mal utilizado e destrói vidas. Como não é do seu ramo e não é da sua prática e não é do seu desejo argumentar em base de igualdade ou científica, sem insultos, fica na tua. O blog orienta pessoas que tem problemas, não tem como premissa levantar suspeitas a respeito de minha conduta como profissional, sendo minha reputação ilibada até o presente momento. Mas se o Sr ainda tiver dúvida sobre alguma conduta ou ética, procure o órgão competente.

      Excluir
  62. Fiz uso de Rivotril 0,25 durante 4 meses e tomo também Lexapro 10Mg. Usava Rivotril 3 vezes ao dia para ansiedade. No último mês de maio fui orientado pela minha psiquiatra a iniciar o desmame tomando um comprimido 0,25 no meio do dia, pois tentei parar os 3 de uma vez e tive uma abstinência. Desde semana retrasada (dia 25/5) não tomo mais Rivotril, faço bastante exercicio fisico e entre ontem e hoje comecei a sentir novamente uma pequena fadiga (suportável). Gostaria de saber se isso pode ser alguma abstinência. Obs. Ainda tomo Lexapro 10mg, minha Serotonina está normal e faço também Terapia. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  63. Abstinência física não.
    E parabéns.
    Só digo isso !

    ResponderExcluir
  64. dr, parabens pelo blog!!! Muito bonito seu trabalho, sendo que percebi o quanto altruísta é.

    Me chamo Ricardo, e fiz uso de ritalina com café para estudar para a OAB. Isso me desecadeou uma sindrome do panico horrivel, a qual lidei por mais de um ano. Desta forma, tomei rivotil 1 mg por dois anos, e efexor por 1 ano, sedo que reduzi para 0,5 o rivotril. Há dois dias o cortei de minha vida, e estou decidido a parar, mantendo o efexor 37,5.

    Fui irresponsável? Ha alguma recomendaçao nesse período? Quanto dura a abstinência?

    Abraços e parabens novamente!

    ResponderExcluir
  65. Ricardo, primeiramente obrigado e saiba que são pra pessoas como você que este blog foi feito, este post também. Vejo e trato isto todos os dias. Outra coisa são pessoas que fazem uso de clonazepam e diazepam e se envolvem em acidentes domésticos e automobilísticos, e outros problemas. Há também muitas outras questões que já estão sendo pesquisadas. Estou fazendo uma grande pesquisa com um grande número de pacientes em vários estados brasileiros para publicação, mas demora, pois demanda acompanhamento, mas é um desejo meu que tais informações sejam precedentes científicos inéditos de desgraças ocorridas a olhos vistos.
    Após 48 a 72 h, depois de 2 anos usando 1mg é possível você sentir por alguns dias certa agitação, irritabilidade ou nervosismo, alteração do sono e no início até alguns sintomas físicos como sudorese, palpitações ou tremores de extremidades por uns dias. Apesar de serem passageiros, o tempo varia de pessoa pra pessoa. Seu anti depressivo ajuda a segurar um pouco, mas a dosagem está baixa. Não é ideal fazer sem acompanhamento. Eu entendo sua vontade, é nobre, você deve saber bem as consequências, o preço que pagou.
    Lhe desejo tudo de bom nesta jornada. Olhe sempre pra trás e verá que seu funcionamento parecerá melhor a cada dia e use isto como reforço pra seguir em frente.
    SEMPRE PRECISO COMENTÁRIOS ASSIM AQUI TAMBÉM PRA PROSSEGUIR NESTA MINHA JORNADA !
    OBRIGADO E ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita água, comer de 3/3horas, sem café, chocolate ou Coca-Cola e bastante exercícios físicos e sem TV ou computador antes de dormir. De preferência uma leitura bem chata.

      Excluir
  66. HOJE :
    -3 pacientes iniciaram tratamento por abuso de benzodiazepínicos (Alprazolam,Clonazepam)
    -1 paciente iniciou tratamento por dependência de benzodiazepínicos (Rivotril e Lexotan)
    -1 paciente iniciou tratamento ambulatorial após alta hospitalar por tentativa de suicídio com benzodiazepínicos (Rivotril)

    ResponderExcluir
  67. Dr tomo Rivotril de 2.0 mg já deve ter uns 5 anos,estou com 49 anos,já tive problemas psiquiátricos antes,fiz análise por mais de 6 anos,fiquei uns 15 anos sem tomar nehum remédio,mas depois que saí da Varig tive síndrome do pânico,agora apesar de não estar mais com sintomas eu tomo 1 comprimido.por dia.Estava fazendo terapia com uma pscóloga a 3 anos mais ela repentinamente suspendeu o tratamento.Gostaria de parar com o remédio,acho que bruscamente não conseguirei talvez ir diminuindo 2,0mg para 1,0 mg depois para 0,5mg ou tentar substitui´lo por outro que seja mais fácil de largar.Quando não tomo ele pela manhã passo o dia mal,minha ansiedade é crônica,não sei o que fazer pis não tenho grana para consulta caso possa me ajudar de alguma forma eu te agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sendo uma questão quase que exclusivamente relacionada ao Rivotril, suas consequências negativas e sua determinação, certamente poderei ajudar.
      Me envie um e-mail no dudi.p@uol.com.br

      Excluir
  68. Tomo rivotril há sete anos por causa da síndrome do pânico, hoje, atualmente, tomo 24 gotas, 4 vezes dias (6 gotas), até o fim do ano passado consegui desmamar e chegar a 6 gotas ao dia, mas houve um problema familiar e tudo voltou, agora (último mês) houve a sbustituição do venlafaxina por escitalopram, está sendo f.... a abstinência não sei do quê, rs, morro de medo de rivotril, mas não consigo ficar sem ele, o problema é que cada vez aumenta mais, quando o escitalopram começar a fazer bem, vou tentar desmamar novamente,,,,,,estava pensando em dizer para o meu psiquiatra substituir o rivotril por quetiapina, o que acha? obrigado Dr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta substituição não é seis por meia dúzia em nenhum aspecto.
      Pelo que diz, o Rivotril tem desempenhado um papel importante pra você, nem tanto organicamente, talvez psicologicamente. Se você precisa aumentar a dose ao passar por problemas emocionais de qualquer ordem, significa que tem dificuldades de entrar em contato com a dor. Pode ser que tenha alguma crença arraigada de que não se pode ou não se deve, ou não precisa sofrer. Daí gera uma necessidade de apagar, driblar ou anestesiar a dor. Então o Rivotril entra na jogada. A ansiedade/medo/pânico faz parte deste contexto todo. O medo de sentir medo, o medo de sofrer, o medo de sentir dor emocional. Daí você joga sujeira embaixo do tapete e começam os sintomas físicos...'quando a boca e a mente calam, o corpo fala...'
      Muitas vezes neste processo existe um desejo por soluções rápidas ou mágicas pra sair rapidamente da dor. O Rivotril mascara os sintomas mais proeminentes do problema e não resolve. E no cerne da questão toda está uma pessoa regida pelo meio, incapaz de produzir seu próprio bem estar, vítima das circunstâncias e não protagonista da própria história.
      Eu entendo sua angústia, mas não sei se é hora de tirar o Rivotril. A base do tratamento é o acerto da dose do seu antidepressivo. A quetiapina pode ser coadjuvante do tratamento e da retirada. Não acho que você deveria ter autonomia na dosagem do Rivotril, deveria tomar uma dose fixa pra não perder o parâmetro dos sintomas e acertar o seu tratamento, pra depois retirar. A retirada é o mais fácil.
      E acima de tudo trabalhar as questões de base, suas angústias, suas dores, sua insegurança, suas escolhas. Fazer atividade física também.
      E só lembrando que o que estou dizendo são suposições baseadas num breve relato e na minha experiência clínica, mas que te desejo o melhor e que fico mais tranquilo sabendo que você está sendo acompanhado por um profissional.
      Abraço.

      Excluir
    2. Obrigado Doutor,,,,,
      .
      .
      Estou pensando em consultar por um psiquiatra na no hospital das clínicas pra ver se posso fazer a eletroconvulsoterapia para a síndrome do pânico. O que acha?

      Excluir
  69. Bom dia gentemmmm!!! Olha eu já fiz uso do rivotril, abusei, me dei mal, enfim... parei de usar, alias minha psiquiatra não deixa eu chegar perto de tarja preta nem se a caixa estiver vazia... Como a vida é um carrocel e um cavalo só não basta, estou em baixa novamente com um problema 5x mais grave... voltei a usar a muleta do rivotril, tomo 0,5mg para controlar a crise... É FATO QUE O RIVOTRIL ACABA COM A MEMORIA. Quem nega, só faz isto para justificar o bem estar que ele oferece.(Ipocrisia?)... Procurar outros recursos, além de medicamentos que ajudam na dopamina, serotonina, endorfina, RITALINA... ops essa não pode pq é tarja preta tb. Mas só para não perder a oportunidade de causar, pensem bem, além do Rivotril controlar resolver o problema na hora, aos poucos vai te fazendo esquecer tudo... pronto sensacional !!! Ter depressão ou crise de ansiedade(que é o meu caso), sem se lembrar o motivo significa que estou curada... kkkkk
    Tem mais uma frase ótima: "Ri melhor quem Rivotril"
    Por hoje chega, só para informação não tomei ele e nem outra substancia hoje.
    Abs.
    PARABENS PELO BLOG, QUE ABORDA UM ASSUNTO GRAVE E QUE A GRANDE MAIORIA DAS AUTORIDADES/MEDICOS/ETC, FAZEM VISTAS GROSSAS PARA O PROBLEMA INSTALADO.

    ResponderExcluir
  70. Olá guerreira !!!!
    Estávamos esperando gente como você porá aqui !
    Seja bem vinda!
    Volte quando quiser!
    Este espaço foi designado pra pessoas como você !
    Parabéns e obrigado!

    ResponderExcluir
  71. Vc ja tomou algum tipo desses medicamentos doutor ? Pois meu medico fala pra mim que ele mesmo as vezes toma. Obrigado e Parabens pelo seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para preservar o caráter informativo deste espaço (exceto em casos de insulto pessoal), prefiro não responder a esta pergunta. Pois outras mais podem surgir sobre a minha vida pessoal e este ambiente está ligado a atividade profissional.
      Agradeço muito a pergunta, pela oportunidade de poder colocar este dado importante e pela sua participação.

      Excluir
  72. Tomei zyprexa e rivotril durante 2 anos e notei perder um pouco da minha libido.... Como faco para recupera-la ? Testosterona seria uma boa ? Obrigado Doutor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente questões relacionadas a libido são essencialmente de caráter psicossomático. (psicológico afetando o físico) e não essencialmente orgânico.
      Se for este o caso, a terapêutica será no sentido de investigar e tratar questões emocionais e comportamentais pra você melhorar.
      Em contrapartida, uma minoria de casos são de ocorrência orgânica, necessitando uma intervenção medicamentosa.
      A testosterona e seus derivados estão indicados, até onde eu me lembro, quando existe sua deficiência, o que se pode averiguar com exames bioquímicos, de sangue. Senão, usa-los somente para fins sintomáticos, além de mascarar o problema emocional e comportamental central, produz efeitos colaterais orgânicos danosos. Causa agressividade, impulsividade, sobregarga do fígado com possíveis lesões e aumento do colesterol com suas consequências, além de aumento de caracteres secundários FEMININOS após a retirada, se o uso for de longo prazo, como ginecomastia(crescimento da mama), atrofia testicular, alteração da distribuição dos pelos, etc...
      Mas para saber, realizar um diagnóstico, já que isto parece representar certo prejuízo pra você, procure um profissional !

      Excluir
  73. Eu tenho o folheto sobre as indicações, mas
    é que faz sete anos que não sei mais o que é
    viver ao acordar e saber se estarei bem ou não
    no fim dia, parece que estou preso por todo este
    tempo, por isso da ECT,,,,,,,comecei terapia com
    uma psicóloga que utiliza o método da física quântica,
    não procurei me informar sobre isso, até porque
    foi o melhor preço que achei para terapia.
    Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  74. Eu entendo sua angústia. Mas embora eu não conheça detalhes do seu caso, tenho a convicção, baseado na minha experiência, que pra considerar um transtorno fóbico-ansioso(Sd do Pânico) REFRATÁRIO é sinal de que existe falhas no tratamento.
    Ou falta um conjunto de técnicas associadas, obviamente baseadas em evidências científicas, ou existe falha em alguma delas(do conjunto). Exemplo: medicamentosa, terapia (ex. terapia cognitivo-comportamental, exercícios físicos (aeróbicos em sua maioria, várias vezes por semana), medicina complementar (acupuntura, etc...
    Quanto a ECT: se não existe indicação, ponto final, não há discussão. Nem seu desespero justifica. Além de se expor ao risco dos efeitos prejudiciais possíveis, um profissional qualificado, nunca deverá trata-lo com um método de eficácia não comprovada para o seu problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu finalizei este semestre na faculdade e vou trancá-la, voltei a academia de musculação, mas fico mais na esteira, pretendo também, na próxima semana voltar na academia Muay Tay, comecei também yoga, acupuntura já fiz, mas posso voltar também, como não vou ter a despesa da mensalidade da faculdade, vou conseguir pagar,,,,, tomei esta decisão porque minha pressão arterial estão subindo, o cardiologista me passou remédio para controlar, e tenho muito medo de tomar o "micardis", mesmo ele dizendo que não interage com o rivotril, ainda sim tenho medo de tomar e passar mal,,,,,uma coisa que acho que me agravou vou a troca do remédio um pouco mais de um mês e esta duas últimas semanas eu estava de férias, acho que não posso ficar de férias, preciso estar entretido (eu acho),obrigado

      Excluir
  75. nossa vc deve ser um escroto!!!

    liliancat@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, nós já falamos sobre isto!!!!
      O objetivo de você tomar seu remedinho é tirar esta paranoia sexual da sua cabeça!!!
      Parar de pensar em escroto, pênis, sexo compulsivo e estes delírios que levam você a cometer aqueles atos de promiscuidade!! Você já pegou várias doenças por causa disto !! Está mal falada, seus pais não te aguentam mais !!!
      Não me venha na consulta desacompanhada e TOME SUA MEDICAÇÃO !!!
      E não poste mais no meu blog que é para o público e não para pacientes surtados !!

      Excluir
  76. Dr. não sei o q acontece comigo eh foda viu, faço tratamento com Rivotril, e fluoxetina, a médica pisiquiatra disse para mim tomar o rivotril até a fluoxetina fazer efeito ao passo mais ou menos de 20 dias, tomei o Rivotril durante 20 dias com orientação e depois fiquei só com fluoxetina, única coisa q essa fluoxetina faz eh matar minha mulher na cama fazer ter orgamos multiplos ela só falta arranhar o teto, o resto tá uma droga sinceramente, maõs suadas, geladas, pés suados gelados, axiladas minando de suor, dentes rangindo, comendo unhas, é um verdadeiro inferno, agora o problema é o seguinte, tomo a fluoxetina de manhã logo q acordo o dia todo passo com ansiedade, e pior de tudo Dr. o que bloqueia ansiedade é o Rivotril, se eu estiver com esses sintomas a cima, se eu tomar 2mg em qualquer horário que for, não dá 30 minutos já está tudo normal, tranquilo, sereno, de bom humor, até meu humor muda, começo a pensar coisas boas, positivas, e agradaveis, o pior de tudo que a médica disse que era para tomar durante os 20 dias para fluoxetina fazer efeito, e tendo decepção com a fluoxetina, o pior que dependo de postinho de saúde, por exemplo tomo rivotril agora nesse instante, hoje é segunda né? vou começar ter novamente problema com ansiedade lá para quarta feira.

    Horrivel Dr. como se livar disso? tem que acertar o antidepressivo é isso? esse Rivotril é foda hein Dr, ow remédinho milagroso!!! deve ser por isso que está virando trabalhando em um supermercado vejo atendentes levar pro caixa esse rivotril de 0,25mg e esconder na gaveta, so q já experimentei esse, pra mim é igual agua, tem que ser de 2mg.

    O problema nesse caso é acertar o antidepressivo? igual agora tomei uma metade de um comprimido de 2mg, minhas mãos já não estão mais minando de suor...... horrivel que bosta... tomar banho isso viu... duro q tem levar a caixinha pra tudo lado!!

    Tenho ele no armário do meu trabalho, dentro do carro, criado do mudo da minha casa, dentro da minha bolsa, para onde for tem que levar ele, já deixo nesses lugares pq se eu esquecer e tiver algum problema seja lá qual for....e tomando ele muda tudo viu..

    Dr. uma dúvida quando começei o tratamento com o rivotril ele me dava um sono maravilhoso, profundo, até sonhei que estava em marte rsrsr, agora quando toma não dá mais só tira mesmo ansiedade, e agitação porque?

    marcos_santorio@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se sua médica disse que vc iria usar até acertar o antidepressivo ou a dose do antidepressivo e mesmo assim prescreveu uma quantidade pra você guardar em todo canto e disse pra você tomar na hora que sentisse os sintomas que descreveu, ela deveria ter orientado você antes, portanto acho certo ela responder esta sua pergunta no seu retorno. Se ela não souber, o próprio post explica, os links também.
      Uma dica: mecanismos de tolerância, dependência e receptores GABA.

      Excluir
    2. dei retorno no postinho falei sobre esses detalhes que lhe falei, ela me receitou exodus de manhã e rivotril de 0,5 mg 3x ao dia, por mais 20 dias para ver se eu vou me adaptar com o exodus o que o Sr acha? esse exodus eh caro hein vixe... afff

      Excluir
  77. Graças a Deus me Livrei do Rivotril, e não senti nenhum efeito quando parei de tomar, o q me ajudou muito é a academia q estou fazendo, muitooo mais saudável do que o droga do rivotril..fica a dica.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  78. Dr. Luis, estou tomando o reconter de 15mg, gostaria de saber se ele altera o peso? pois já engordei 3 kg e sinto uma fome absurda.
    Fabiana

    ResponderExcluir
  79. Alguns antidepressivos diminuem a fome, como efeito colateral, o escitalopram não, é raro, porém, com a diminuição da ansiedade, o apetite pode aumentar.
    A medicação em si não determina aumento de peso, principalmente esta.
    É um problema comportamental.
    Se você não estiver fazendo exercícios, faça. Se for muscular, faça mais aeróbicos, se estiver fazendo, pode ser ganho de massa e não de gordura.
    Se sua ansiedade diminuiu, você estiver fazendo exercícios e tentando dar conta do seu comportamento, está de parabéns, e seu médico também !

    ResponderExcluir
  80. obrigado pela resposta, mas eu nem te conto quem é meu médico kkkk, agradeço muito a ele, pelo acorda para vida que ele me deu, esse sim ama sua profissão..nunca vou esquecer a frase q ele me disse, quando parei com o rivotril, " quando paramos com o rivotril a nossa vida fica ótima" e sabe que fica mesmo..bjssss no seu coração...adorooooooooooo vc..fica com deus e obrigada por td.
    Fabiana.

    ResponderExcluir
  81. Olá Dr. Luis!

    Achei muito interessante seu artigo. Já tomei Rivotril, mas foi por muito pouco tempo, graças a Deus!
    Agora o motivo principal de lhe escrever, é que gostaria que o senhor me ajudasse, por gentileza, esclarecendo uma dúvida.
    Eu faço tratamento para depressão com a bupropiona e hoje o gastroenterologista me receitou o Valeriane, pois a minha ansiedade está sendo refletida no meu sistema digestório.
    A minha dúvida é se existe algum problema em utilizar os dois medicamentos juntos.

    Aguardo sua resposta...

    Grata!
    Élida

    ResponderExcluir
  82. Viu eu queria saber uma coisa faço tratamento com o Rivotril mais Fumarato de Quetiapina de 25mg na hora de dormir, o Rivotril de 2mg aumenta o colesterol? ou quetiapina sei lá?


    filhodoegito@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rivotril não. Quetiapina pode alterar não por si só, por outros mecanismos fisiológicos, porém não nesta dose e raramente.

      Excluir
    2. Estou com o colesterol alto e tenho 61kg e 1,65cm de altura, fui fazer exame na empresa de rotina, o médico informou que o meu colesterol está 240, achei estranho pois não tomo refrigerante, não como carne vermelha, só tipo peito de frango, filé de peixe, salada, tomate, alface, madioquinha esses tipos de comida batata frita muito pouco também, lanche essas coisas também não sou de comer, eu também tomo o Omega3 de 1000mg, por causa do Rivotril, expliquei isso a ele, ele disse que pode ser eriditário, tipo de familia, como minha insonia, falei a ele sobre o Rivotril, e o seroquel, falou também que talves use o Rivotril e Seroquel a vida toda, pois a insonia é eriditária, acompanhada com ansiedade, ele me sugeriu procurar novamente psiquiatra verificar a possibilidade de retirada dos dois, ou seja Rivotril e o Seroquel, pelo (Exodus Escitalopram), eu dei uma olhada nesse site (http://www.medicinanet.com.br/bula/8151/escitalopram.htm) em reações adversas é pior que o Rivotril e o Seroquel juntos e ainda existe um tempo de adaptação logo no começo, não quero ter crise de ansiedade e nem ficar sem dormir, trabalho no final da tarde faço plantão, chego em casa mais ou menos umas 00:30, já tomo o rivotril e o seroquel não dá nem 20 minutos já estou pianinho de sono.

      O que você acha Dr? acha que deveria fazer isso?

      Ví ai a cima que a turma reclama outros elogia o Rivotril, eu me sinto muito bem usando o Rivotril junto com o Seroquel, acordo bem disposto sem ressaca, sabe com cabeça bem leve, só sinto uma certa dor de cabeça no final da tarde mais nada, não fico pedrado nem dopado, me dei muito bem com o Rivotril e o Seroquel, só que não consigo dormir sem esses dois infelizmente!!!

      O que o você acha?

      Ai o médico da empresa me receitou Sinvastatina para diminuição do colesterol, mas acho estranho eu ser magro e ter colesterol alto sendo que nem bebida alcoolica eu bebo, tomo agua e tipo esse suco tang.

      o que você acha Dr?

      Excluir
    3. O valor isolado do colesterol total não diz nada, precisaria analisar as frações, mas é possível que o problema seja de ordem hereditária. O seu médico de confiança deverá orientá-lo e trata-lo.
      Quanto aos medicamentos, digo o mesmo. O médico que lhe prescreve, que lhe conhece é que verifica junto com você a viabilidade de continuar ou descontinuar uma linha de tratamento.
      Se eu palpitar em algo que não estou a par, posso não ajudar.
      Se você sente que realmente está bem assim e seu médico assina embaixo, vá em frente.
      Quanto a opinião do médico do trabalho, ele deve ter duas preocupações com você, embora você maximize uma e minimize a outra: a clínica (menos proeminente) e a psiquiátrica (mais proeminente), esta dica vai grátis pra você.
      :)

      Excluir
    4. Então mas eu queria saber sobre esse escitalopram, seria melhor troca-lo pelo seroquel e rivotril?

      O que senhor acha desse medicamento?

      Excluir
    5. São três medicamentos de classes diferentes com ações diferentes.
      Só seu médico pode julgar o que é melhor pra você em termos de tratamento.

      Excluir
  83. Boa noite Dr Luis. Gostaria de estar tirando uma dúvida em relação a abstinêcia ao Rivotril.
    Durante 3 meses (abril a junho) a pessoa fez uso do rivotril, porém não tomava todos os dias (tomava 2/3 comprimidos por semana). Neste mês de julho tomou o rivotril durante uma semana, todos os dias (sei que pode ser pouco tempo tomando direto, mas a pessoa tem histórico de dependência de outros medicamentos como broncodilatadores e analgésicos) e parou.
    Após 4/5 dias sem tomar começou a sentir falta do rivotril, apresentando sintomas de abstinência.
    Li em algum local que o complexo B, em especial a tiamina (B1) ajudaria a controlar esta abstinência e ela começou a tomar.
    Na verdade estou querendo saber por quanto tempo mais ou menos a pessoa poderá sentir esta falta do rivotril?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A abstinência física dura alguns dias com esta dose, o sono pode ficar alterado por mais tempo. A Dependência psicológica pode durar mais, no caso...
      Não há um prazo definido.
      É preciso tratamento/orientação profissional.

      Excluir
  84. boa noite preciso de ajuda minha mae ta tomando muito remedios e nao sai do quarto

    ResponderExcluir
  85. minha mae ta mau mas nao quer ir ao medico se segura nas coisas nao da pra levar oq fazer ela acabou tomando esses remedios descontroladamente faz umas semanas que ela ta mau mas so ta piorando

    ResponderExcluir
  86. Tire a medicação dela, leve ela ao médico, reúna a família.

    ResponderExcluir
  87. Viu acho meio tosco de sua parte colocar esses assuntos sobre o rivotril assim expor, pq todos sabemos que qualquer tipo de antidepressivo tem um longo prazo para agir no nosso organismo, mais ou menos 1 mes e ñ eh cada um q se adapta com qualquer um, tem uns q fazem ateh mal do q fazer o bem, e o rivotril alivia o sintomas a curto prazo, eu por exemplo tive problemas horriveis com o prozac, e se ñ fosse o rivotril ja estava no buraco...e tive mais sucesso com venlafaxina e ñ tomo mais o rivotril mas se ñ fosse ele bom se ja sabe!!!

    axo q vc faz muito panico no Rivotril... somente um abraço

    tacymatos@globo.com

    ResponderExcluir
  88. Eu acho que você opinou, defendeu seu ponto de vista, sem ao menos ler quaiquer informações sobre o assunto, então vou esclarecer:
    Quero ver você dizer que é TOSCO pra familiares de gente que se matou tomando Rivotril, posso te apresentar alguns.
    Quero ver você dizer isto às milhares de pessoas e famílias de pessoas em hospitais diariamente por intoxicação por tentativa de suicídio com Rivotril, por terem acesso sem conhecimento(que eu estou promovendo aqui)
    Quero ver você dizer que o assunto é TOSCO pra quem se deu mal, abusou, se livrou e tem uma vida melhor hoje e praqueles que lutam pra melhorar, ou pros que sofrem consequências do seu abuso por tomar sem orientações sobre os efeitos.
    Você poderia defender seu ponto de vista, que aliás é pra isto que o Rivotril foi criado, sem menosprezar os malefícios que ele também causa, que você desconhece e nem se deu ao trabalho de procurar e nem tem compaixão por quem tem o problema.
    POR ISSO SUA OPINIÃO É TOSCA.
    E EU ACHO TOSCO FALAR TOSCO. MAS TALVEZ ASSIM VOCÊ ENTENDA E PARE PRA PENSAR ANTES DE VER SÓ O SEU LADO...
    OBS: eu não "axo" e nem causo pânico, os dados são fatos de uma REALIDADE, constatada através dos mesmos métodos científicos que produziram o Rivotril, QUE TE TIROU DO BURACO.
    ENTÃO NÃO PISA QUEM TÁ NO BURACO, ESTE POST É PRA ELES E PRA OUTROS NÃO ENTRAREM NELE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. axo vc muito sem educação por ser médico respondendo na mesma altura dos pacientes mas blz, axo vc esta tendo problemas com interpretação de texto, eu falei de antidepressivo, ñ esto falando de pessoas q estão destruindo suas vidas por causa do rivotril, ninguem vai ao buraco pq ker, tem sempre uma solução pra isso, se seus pacientes estao dopados indo pro buraco ou tentando suicidio por mal uso do Rivotril, o medicamento ñ tem culpa se ñ anvisa ja teria retirado do mercado, relato cientifico vc diz, ñ ha relato cientifico pra isso, pois o relato correto o q nos sentimos ao tocar sentir ou fazer ou pensar, etc..me explica relato cientifico sobre aparição de nossa senhora de fatima? me explique relato cientifico de uma pessoa ser médium e receber um espirito? me explique relato cientifico da vida de xico xavier, vc é baixo expondo essas coisas sem fundamento, pq cada um presencia, e aprecia termos que não são bem explicados pela ciência, explique então até agora pq ñ consiguiram a cura pra aids, me explique então pessoas q nascem com deformidades sem culpa alguma?
      o rivotril é excelente medicamento usado em todo mundo, e ñ esto pisando em ninguem o correto seria atacar os médicos q o receitam pq esse medicamento ñ pode ser comprado sem a receita azul concorda?

      POIS OS Q ESTÃO NO BURACO PROCURARAM, E ENCONTRAM, E QUEM PROCURA ACHA.

      MUITO OBRIGADO DR. SEM EDUCAÇÃO.

      ALIÁS NEM PRECISA TER O TRABALHO DE RESPONDER POIS VC EH BAIXO E GENTE BAIXA COMO VC TEM Q TRATAR COM NIVEL BAIXO COISA Q EU Ñ TENHO.

      ESPERO Q POSTE PARA OS SEUS 49 PAISES VEREM....SEU NIVEL.

      tacymatos@globo.com

      Excluir
    2. -Não sou seu médico e você não é paciente, não se estabelece esta relação virtualmente
      -Quem estabeleceu o nível BAIXO ou TOSCO foi VOCÊ, aprenda a ouvir o que não quer, quando fala sem limites.
      -Não discuto espiritualidade e coisas afins neste espaço, este blog é destinado a INFORMAÇÃO
      -Se não tem maneira respeitosa de informar, não tem o que informar, ou não veio buscando informação, baseada em fatos e experiências de quem participa, não precisa vir.
      -Dentre as coisas que você sugeriu não haver explicações, sugiro que se informe antes de colocar como certeza que elas não tem explicações.
      -Aqui os dados devem ser científicos, pois se baseiam em experimentos que podem causar males às pessoas, por isto as discussões são FUNDAMENTADAS e OBJETIVAS.
      -Com respeito aos benefícios e malefícios que quaisquer medicamentos fazem às pessoas, a questão não é CULPA, mas RESPONSABILIDADE.
      -Este blog tem tradutor, sua postagem está aí, tenho o prazer em responder, pois isto é INFORMAR.
      - inclusive o que você JULGA ser meu NÍVEL
      ;)

      Excluir
  89. Boa noite Doutor fiz uso do tivotril durante 2 anos, estou a 1 mes sem tomar nada e na noite retrasada ja nao consegui dormir muito bem, nessa ultima noite percebi q tbm n iria dormir denovo e resolvi tomar um de 0k,5 mg e so assim dormi... O q eu faco doutor ? So estou com isonia, nada de ansiedade... Q tipo de remedio posso tomar para insonia ? Obrigado um abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muitas opções, com e sem medicamentos.
      Precisa ver ainda qual o papel do Rivotril na sua vida. Por que você parou, mas tem ele em casa, qual a causa da insônia, se é orgânica ou se você não quer conscientemente "desligar" pra não pensar ou entrar em contato com algo que seja doloroso pra você...
      Sendo assim, a pessoa que te prescreveu o Rivotril pode te orientar neste sentido, quando você levar esta queixa.
      Não seria ético eu te orientar, ou prescrever algo diretamente neste sentido, neste ambiente virtual, mas se ainda te restam dúvidas, vamos aí discutindo...

      Excluir
  90. Dr. estou com 31 anos, tenho panico ha 11 anos e o unico remedio que me deu "paz" foi o rivotril há 4 anos, mas estou querendo largar este mal. Sinto que pode começar a me prejudicar no trabalho e na vida social, estou tendo perdas leves de memoria, lentidão . Ando com comprimidos no bolso, no carro, enfim em todo lugar tem um "amuleto" pra me dar a "falsa" segurança. Tomo sempre tentando me precaver do que nem se iniciou. Meu maior medo são os sintomas (contração geral das muscularuas do corpo - hiperventilação certo?) o que é deprimente e aterrorizante. Qual seria o caminho mais seguro para sair da droga?

    Parabens pelo blog!

    S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua consciência, agora vem a determinação e ação.
      Saia deste escopo de MEDO DO MEDO. O medicamento não pode ser seu único amuleto, eu diria, muleta. Tem que ter outras como exercícios, psicoterapia, terapias complementares...
      A retirada não é nem deve ser com sofrimento.
      Normalmente se passa pra gotas e se retira lentamente (ex. uma gota a cada 3 dias), ainda pode-se acrescentar outros medicamentos pra ajudar no processo.
      Quanto a parte física não se preocupe. Esteja em dia com os outros apoios, pois a dependência psicológica parece ser a pior no caso.
      Força.

      Excluir
    2. vc disse ai q eh pro cara tirar ex uma gota a cada 3 dias, e onde ele vai parar com a paz que o rivotril deu a ele todos esses anos...


      e eh mentira q rivotril causa perca de memoria.....

      blog mal feito deveria pagar um web designer para fazer um site interessante...
      bela bosta

      joelrj@oi.com.br

      Excluir
    3. É verdade Joel...os caras que pesquisaram e escreveram isto e os milhares de médicos que seguem devem estar 'viajando na maionese', vou solicitar pra Organização Mundial de Saúde, honrosamente em respeito a sua palavra que retirem estes comentários absurdos dos livros de Medicina.
      Não quero 'estragar a festa' de ninguém, nem 'tirar a paz'.

      Quanto ao site, creio que vou deixar assim mesmo e ainda bem que sou médico senão morreria de fome- se bem que não estudei pra fazer um site...
      Se o blog deste jeito já atrai alguns IMBECIS como você, imagine se fosse interessante.

      ;)

      Excluir
  91. Doutor,

    há uns 5 meses comecei a sentir um forte zumbido no ouvido. Esse zumbido mexeu de forma absurda com a minha vida, causando ataques de ansiedade, pânico e insônia. Procurei médicos de várias especialidades (principalmente alguns otorrinos, que fizeram inúmeros exames e não detectaram nada de errado) e no início eles receitaram Rivotril, que tomei por pouco tempo.

    Depois de uns dois meses, eu procurei uma psiquiatra, que retirou o Rivotril e me receitou Lexapro e Quetiapina, para efeito sedativo. Depois de uma fase conturbada de adaptação, eu me estabilizei em relação ao humor, mas ainda tenho dificuldades para manter um sono reparador. Fui ajustando a dose da Quetiapina de 25, 50, 100 e agora tomo 200mg. Mesmo com essa dosagem, há noites em que durmo melhor e outras acordo várias vezes e tenho dificuldade para retomar o sono. Na polissonografia deu sono não reparador e possível síndrome das pernas inquietas e roncos frequentes (mas sem apneia).

    Sei que não é possível fazer diagnóstico ou discutir situação específica de paciente pela internet, mas gostaria de perguntar se o Sr. já encontrou essa situação (zumbido ou dor crônica atrapalhando o sono) e em tese qual o protocolo indicado para melhorar a qualidade do sono do paciente.

    Esclareço que pratico atividade física regular, tenho uma dieta saudável e procuro fazer uma higiene do sono (sem cafeína, comida pesada à noite, etc).

    Obrigado e fico feliz pelo menos por ter abandonado os tarja pretas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geraldo, já tive muitos casos de zumbido e Síndrome de Meniere, bem como de pernas inquietas e alteração do sono devido a ronco, com e sem apneia.
      Não há protocolos bem definidos, mas há linhas de tratamento com medicamentos seguros, que se bem manejados podem te ajudar, dando qualidade de sono e de vida pra você.
      O mais importante você já tem, que é consciência e determinação.
      Basta se analisar qual o peso destes problemas pra você e pra qualidade do seu sono, tanto inicial como de manutenção.
      Daí pode-se empregar : Sifrol, Baclofeno, Modafinila (em alguns casos), potencializar a quetiapina com outros miorrelaxantes, valer-se de calmantes de curta ou média duração, Zolpiden ou Zopiclone e outro mais...
      Ainda assim associados a B6, piracetam, flunarizina, Ginco biloba, etc...
      Enfim, ANIME-SE !
      Profissionais que sabem transitar pela psicofarmacologia e pelo físico, mental e espiritual do paciente, estão por aí, a serviço do verdadeiro Bem.
      Abraço

      Excluir
    2. Obrigado, Doutor.

      Um grande abraço.

      Excluir
  92. Dr boa noite. Me chamo Karolina e apos ter passado por diversas crises de ansiedade vou começar amanhã a tomar fluoxetina receitada por médicos...minha dúvida é porque nas crises nas emergências dos hospitais me davam diazepam.......me ajude...

    O que devo tomar? Pode tomar os dois?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karolina, tome o que seu médico prescreveu, emergência de hospital não é lugar pra você se tratar...
      Ou é?
      Afinal, que medo terrível é este? Conscientemente, qual é o máximo que pode te acontecer?
      Com quem você compartilha suas dores emocionais, quem são suas pessoas de confiança? Elas estão na emergência do hospital?
      Caso estars 'emergências' persistam por mais tempo, qual foi a orientação do seu médico?
      Eu não oriento ir ao hospital a não ser que haja risco clínico real. Se você toma diazepam num dia, após 2-3 dias ele sai do sangue e há o perigo da ansiedade vir pior, pois seus receptores cerebrais para calmantes foram consumidos, sobrando então, mais substâncias excitatórias no cérebro.
      O melhor seria, estabelecer um objetivo de introdução e tomada diária, com retirada assim que o antidepressivo segurar a barra...
      Gaste toda esta adrenalina em exercícios físicos e produza endorfinas e serotoninas através de seus vínculos afetivos e terapêuticos. Esta é a dica, pra começar a dar certo.
      Abraço.
      Só há uma certeza.
      Tudo dá certo no final.

      Excluir
  93. Dr. Luis, faço uso do Bup Cloridrato de Bupropiona, minha endocrinologista passou esse medicamento para diminuir a ansiedade e parar de comer, realmente houve resultado estou perdendo peso, eu queria saber se o Bup causa abstinencia ao parar de uma vez, pq atingindo o peso q eu quero vou parar de uma vez só.

    causa abstinencia Dr.?

    vitor de petrolis RJ
    vitoraugusto@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parando a partir de 150mg não costuma haver efeito de retirada significativo.

      Excluir
  94. Dr. Luis chamo Jairo sou professor de educação física procurando sobre um artigo no Google acabei me deparando com seu blog, sei o que o Sr, é formado e tudo mais, mais enquanto ao clonazepam, acho meio fora do contexto sabe por que, se a pessoa tem depressão, ansiedade, distúrbios etc.. Também vai causar o mesmo dano que o Senhor diz que o Rivotril faz, porque tipo assim, mesmo tomando seja lá qual for o antidepressivo, ou Benzodiazepínico, mesmo fazendo exercícios Não é 99% de cura, eu sei que o Senhor vai falar que não está certo o meu relato, o Senhor fala em perca de memória, em desempenho, em relações sexuais, o Rivotril causa problemas, a depressão e ansiedade e ou fobia, ou transtorno efetivo bipolar, vai causar as mesmas reações se não estivesse tomando Rivotril, se o paciente não tratar o Sr entende o que eu quero dizer? Tive lendo os posts ai, o Senhor diz sobre Quetiapina, tudo bem ela não causa dependência concordo, e se parar de tomá-la? Os problemas vai voltar mesma coisa não vão? Mas em um longo prazo de uso também vai causar os mesmos danos que o Rivotril trás certo? Isso o senhor tem que concordar pois a bula do Seroquel deixa bem claro as reações adversas, ai o Sr. vai falar que as bulas vem com termo técnico pela qual o paciente desconhece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jairo. Entendi perfeitamente o que você quis dizer.
      Em partes eu concordo. Alguns transtornos em sua fase aguda ou inicial tornam a vida da pessoa uma bagunça e obviamente o desempenho em todas as áreas da vida é afetado.
      O intuito do TRATAMENTO é devolver qualidade de vida ao paciente.
      Nenhum tratamento na área de saúde mental pode se basear somente em medicação. Se assim fosse, estaríamos admitindo que todas as doenças mentais tem cunho orgânico e sabemos que não é assim. Na maioria das vezes é multifatorial e os profissionais devem atentar para um equilíbrio em todas as áreas afetadas da vida humana. Bio-psico-social-espiritual.
      Neste escopo, o conceito de cura é vago e perigoso, quem vivia mal, se trata e passa a viver bem, não vai se importar muito se o 'outro' disser algo sobre a cura ou doença, de modo estigmatizante.
      O sentido do post sobre o Rivotril não é fazer com que quem está tomando pare, ou quem não toma não venha a tomar, por problemas de concentração, memória ou dependência. Ele é muito bom, se bem utilizado, como todo medicamento, toda boa técnica terapêutica que possa caber pra pessoa usando-se bom senso, ciência e dando AMPARO e acompanhamento.
      É um alerta sobre um grave problema de saúde que atinge muitas pessoas, muitas famílias e a sociedade.
      Os poucos dados relevantes disponíveis sobre a disseminação deste produto em todas as camadas sociais são quase que puramente mercadológicos e chamam atenção para uma terrível realidade.
      A de que um produto que deveria ser de prescrição restrita pra quem conhece seus benefícios e malefícios é mais vendido e usado que todos os medicamentos pra DOR e outros problemas clínicos de saúde.
      Há anos eu me atento na prática para o que isto quer dizer...
      Primeiramente sei que sintomas depressivos e às vezes os ansiosos diminuem a concentração, perturbando assim a memória. Mas profissionais da ciência como eu não podem se basear em suposições subjetivas pra tratar da vida humana. A partir de testes cognitivos objetivos, testes neuropsicológicos completos e de análise psicomotora (que você conhece), as alterações provocadas por este medicamento são incrível e visivelmente maiores e mais danosas e em alguns casos e ao longo do tempo irreversíveis(há mínimas evidências ainda).
      Nós temos estudos que medem os prejuízos provocados pelo álcool e dirigir embriagado. Para quanto se gasta com os problemas crônicos em decorrência do álcool e suas relações com violência, criminalidade, acidentes domésticos, de trabalho, afastamentos, atestados...
      Sobre o Rivotril não temos NADA.
      Ele age no mesmo sistema cerebral que o álcool, fica mais tempo na corrente sanguínea e também é usado pra anestesiar e mascarar problemas, não pensar no que dói emocionalmente, relaxar, tirar ansiedade, etc. As mesmas justificativas de se beber.
      Pessoas tomam e dirigem e se envolvem em acidentes e não temos dados.
      Causam acidentes em casa e não temos dados. Pela diminuição da crítica (do freio do impulso), muitas vezes brigam, falam e compram sem pensar direito.
      E o que vemos no dia-a-dia são cada vez mais hospitalizações por intoxicação e não temos dados. Tentativas de suicídio com ele e outros da família e não temos dados.
      Mais e mais médicos prescrevem em ambulatórios, enfermarias, clínicas e emergências e não temos dados.
      Mais e mais se traficam receitas e aumenta a venda clandestina e não temos dados...
      ENQUANTO MINHA VISÃO HUMANA E PRÁTICA DISTO- QUE EU VEJO COMO UM PROBLEMA GRAVÍSSIMO -QUE ME AFETA, AOS QUE AMO E AOS QUE NECESSITAM DA MINHA AJUDA PERSISTIR, AUMENTAR E APARECER ALGUÉM PRA PROVAR QUE EU ESTOU ERRADO, VOU SEGUIR NESTA LUTA, NEM QUE SEJA SOZINHO...

      Excluir
  95. A bula deixa bem claro as reações, teve um rapaz que perguntou ao Sr. que o colesterol dele estava alto, ele perguntou sobre o Rivotril e a Quetiapina, o Sr. Disse obvio Rivotril não faz o nível de colesterol LDL aumentar, mas na Bula do Seroquel deixa bem claro (Aumentos de triglicérides e colesterol têm sido observados nos estudos clínicos com quetiapina) em qualquer dose, o Sr, disse a outra pessoa também, que a Quetiapina de 25mg o paciente tomasse, sem computador sem televisão quetiapina causa uma sonolencia que não é artificial, mais parecida com o sono normal que normalmente nos temos, ao sentir se cansado etc.. Mas com o passar do tempo o efeito de sedação vai parar e o paciente vai ter que aumentar a dose, e tendo que aumentar a dose, as reações adversas também crescem exemplo (colesterol e ganho de peso) o mesmo acontece com os antidepressivos, agora o Senhor terá que debater comigo, vamos lá novamente agora com os antidepressivos fluoxetina, a bula deixa claro (Pode ocorrer em função da interrupção repentina, do esquecimento de doses ou da descontinuação de qualquer Inibidor seletivo da recaptação da serotonina.) seguindo a bula (aceleração do pensamento e impulsividade), confusão mental, idéias de suicídio) está vendo? o que eu estou tentando lhe dizer? de qualquer modo o paciente terá os mesmos problemas, usando ou não o Clonazepam, com antidepressivo ISRS, ou Dibenzotiazepina então não vejo muito contexto no seu Blog, entende? é uma faca de dois gumes, ou pessoa segue com vida dela tendo, depressão, ansiedade, seja lá qual for o distúrbio que também causa, esquecimentos, tentativa de suicídio etc.. Ou faz o tratamento com esses medicamentos também sabendo dos mesmos riscos pela qual se não tivesse tratando entende?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos por partes.
      A sonolência causada pela quetiapina é por uma via cerebral diferente da dos benzodiazepínicos, que consomem o GABA, por isto, é raro existir TOLERÂNCIA e ter que ficar aumentando a dose como você colocou. Isto é um fenômeno exclusivo das drogas que causam dependência. Ainda em relação ao aumento do colesterol e suas frações, com relação a quetiapina, a não ser que o paciente seja diabético, não há problemas em doses baixas e qualquer aumento é investigado condições clínicas e de nutrição e físicas antes de atribuir o aumento à medicação. E calculamos o 'custo-benefício' pra deixar de dar este medicamento pra pessoa, dependendo do transtorno, em virtude do aumento do colesterol. às vezes tratamos do colesterol.
      HIGIENE do SONO é uma técnica que se costuma ensinar ao paciente pra ajudar e inclui não estimular o cérebro com TV e computador e exercícios antes de dormir, além de evitar café, chocolate, coca-cola, etc...
      Com relação aos anti-depressivos, se bem manejados, eles salvam muitas vidas. Estes efeitos com relação ao esquecimento, retirada brusca são responsabilidade de cada um, os outros que você mencionou da bula são raríssimos e quando ocorrem, o paciente mesmo suspende imediatamente e fazemos acerto ou troca da medicação. Sendo assim, este é um apavoramento teórico de quem está vendo as coisas de fora e suas conjecturas não irão servir pra descaracterizar a importância do meu post e do meu blog.
      Se você tiver mesmo disposição, ao invés de ficar lendo bulas, vai na BIREME, dá um google, você entra na BVS, a maior base de dados científicos, tudo virtual em segundos e veja os índices de sucesso no uso de antidepressivos, aliás estude pelo menos umas 3 classes como funcionam no corpo e uns 5 ou 6 nomes pra gente debater melhor.
      Lá você tem os índices, censos, dados do sucesso, efeitos colaterais, onde é usado e indicado, etc
      DAÍ DEPOIS VOCÊ VOLTA E FALA QUE MEU BLOG NÃO TEM CONTEXTO
      pode até ser feio, mas tem contexto rs

      Excluir
  96. O Senhor como psiquiatra sabe muito bem disso, os medicamentos é um malzinho que causa um malzão, por isso é chamado de Droga, Significado de Droga
    Designação geral de toda substância usada em química, farmácia etc
    Entende o que eu quero dizer? também faço procura na net sobre suplementos, me deparei com seu blog, e achei muito interessante.
    A pessoa tendo depressão ou ansiedade, ou sei lá qual seja o disturbio ela vai ter diminuição atenção, concentração, memória ...
    Um outro exemplo na bula do Frontal Alprazolam, seguindo a bula Indicações Os sintomas de ansiedade podem variavelmente incluir: ansiedade, tensão, medo, apreensão, intranquilidade, dificuldades de (concentração) e no mesmo tempo em reações advesas olha o que diz (comprometimento da memória, disartria, dificuldades de concentração)
    Então não tem muito haver entende? de qualquer jeito a pessoa tratanto ou não com Rivotril ou Frontal, ou Fluoxetina, ou Seroquel, não estão sujeito a cura e sim ao alivio, e ao longo prazo diminuição da atenção, concentração, memória e até mais pertubações e problemas de saúde mais graves, não quero pisar em ninguém, não vejo cura para essas pessoas, e sim alivio dos sintomas; sei você tem seus habitos de tratar seus pacientes, mas para essas pessoas acho que psiquiatria não seria o melhor tratamento, e sim, meditação, yoga, acupuntura, tem método tibetano do tantrismo e outras mais orientais para diminuição desses problemas sem usar esses tipos de medicamentos até fitoterapicos, vitaminas por exemplo, o complexo B é um ótimo agente para diminuição da ansiedade, o Giseng um ótimo agente para depressão, Cogumelo em compridos podendo ser manipulados, o Centrum por exemplo, extrato de valeriana, ótimo para esses tipos de caso acho que não precisa desses medicamentos.

    aguardo a resposta um grande abraço.

    jairoedf@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As outras postagens suas eu até gostei de discutir, mas está não dá.
      A função do médico é prover alívio para o paciente, se não puder curar.
      Se você não é médico - e não estou sendo arrogante- somente cauteloso, não indique tratamentos. Se você não está apto a fazer diagnósticos, acompanhar, dar orientações, resolver emergências, cuidado quando indicar tratamentos.
      Eu sei indicar muito bem Ginseng, fitoterápicos, vitaminas, Valeriana, etc.
      Não é simples como você pensa.
      Para isto precisamos entender a fisiologia, os processos bioquímicos e neurotransmissores cerebrais. E como isto tudo está ligado com o funcionamento social, emocional, familiar e espiritual da pessoa.
      Até pra saber ouvir é bom estar munido de boas técnicas.
      Depois de tudo podemos então iniciar uma conduta que não é mágica, nem milagrosa, que é explicada e acordada com o paciente. Que tem introdução, fase de pico, adequação e manutenção, acerto e retirada.
      Na maioria das vezes estas indicações faz com que a pessoa em sofrimento perca precioso tempo com ideias e indicações que não irão ajudar a melhorar. A maioria das pessoas não tem dinheiro pra comprar quaisquer destes itens que você mencionou e não tem acesso a estes métodos terapêuticos que exceto o 'tantrismo tibetano' eu conheço e gosto. A grande maioria das pessoas no Brasil são pobres e não tem acesso a serviços e uma gama enorme de medicamentos.
      O problema nas indicações informais é também que estas substâncias são deletérias pra muitas pessoas. Se você receitar algumas delas pra diabéticos, hipertensos e portadores de insuficiência renal crônica, pessoas alérgicas, pessoas que tendem ao abuso de substâncias, você pode estar ajudando a MATAR alguém.
      Você deve conhecer dosagem de vitaminas, consequências da hipo e hipervitaminose, onde cada uma age, se ela tem armazenamento no corpo ou não, se ela se liga a gordura ou proteína.
      Ginseng nem sempre é bom pra pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade e insônia, também deve saber indicar a forma, dosagem e horário de tomar.
      Valeriana precisa saber dosagem, horário, marcas e tempo que leva pra fazer efeito e preço.
      Nós podemos passar dias falando sobre isto, eu adoro farmacologia, psicofarmacologia e tudo que faço.
      Mas te peço cuidado e parcimônia quando pensar que tratamento em saúde mental.
      Existe tratamento eficaz pra quase tudo. Não há explicações fáceis pra quase nada.
      Não parece, mas é uma ciência com as mesmas características da prática clínica e um pouco mais...
      ;))

      Excluir
  97. Fiz 2 tratamentos o 1 a 10 anos atras com olanzapina cimecando a tomar com 10 mg e descendo graduadamente ate ter alta isso durou 2 anos. E outro de 1 ano e meio atras, comecando com Olanzapina denovo e terminando com clonazepam. Minhas duvidas sao 4 duvidas... Rs. Espero que me ajude : Olanzapina eh para paciente esquisofrenico ? Pois meu medico falava que meu problema era bipolaridade. 2 pergunta quais desses 2 medicamentos pode ter trago mais maleficios pra minha saude ou pra minha memoria ? 3 pergunta : Noto que minha personalidade anda muito diferente, antrs eu era mais extrovertido e falava muito, hj estoutotalmente ao contrario e mi.ha memoria tbm n esta muitoo bbbbbhhhhhhhhhhggggghbbaffffffffg

    ResponderExcluir
  98. Dr. Luis, tudo bem, em hipótese nenhuma o Senhor foi arrogante, me tratou com muita cordialidade, veja bem eu não estou receitando eu estou dando alternativas para fugirem desses medicamentos que intoxicam, agora eu posso ser franco viu onde eu quero levar você entender sobre o uso do clonazepam (Rivotril) o senhor disse sobre várias funções sobre, Ginseng, Valeriana, e Vitaminas do Complexo B, e até outros suplementos, sei que o Ginseng causa insônia, as vezes até irritabilidade, até eleva a pressão sanguínea e é um medicamento fitoterápico, o Omega 3 por exemplo usando adequadamente tendo uma alimentação saudável diminui a ansiedade, agora o senhor tem que concordar comigo, viu onde leva as pessoas consumirem o Rivotril, ele é muito prescrito, não sou usuário de Rivotril nunca fui, caso tenha algum dia que fazer terapia com ele, é um ótimo medicamento, vou lhe contar uma coisa que aconteceu na escola com uma menina de 16 anos, teve uns problemas emocionais com namorado episódios de arrogância com professores etc.. foi prescrito para ela terapia com o Rivotril em gotas, só na que verdade, veja só Dr. Luis, a pessoa é tão infeliz, que ao em vez de usar o medicamento adequadamente para tratamento, não! de cara logo colocou todas as gotas que tinha no frasco e tomou para tentar suicídio, o que o que senhor me diz? Rivotril? NÃO, o mais preciso DEPRESSÃO, só que ai vem um fato muito interessante, eu presenciei esse fato, pois na época estava dando aulas nessa escola, o Rivotril é tão seguro, que a menina não veio a óbito, e nem entrou em coma, o medicamento produziu um sono exageradamente intenso e a menina foi internada e nem precisou de lavagem estomacal por intoxicação, porque o clonazepam é rapidamente absorvido, acordou depois de 2 dias e meio, perfeitamente bem, ai depois tentou vários outros métodos de suicídio, inforcamento, cortou os pulsos, ai eu lhe digo, RIVOTRIL não, (depressão).

    ResponderExcluir
  99. Como eu lhe disse Dr. Luis, pessoas nessas condições de depressão pensa menos tem as mesmas idéias e sintomas, perda memória, perda da libido, perda auto estima, perca de vontade viver, vontade suicídio, choram, ficam deprimidas, tristes, entende? se tivesse usando o medicamento adequadamente teria o alivio dos sintomas, mas estaria sujeito ao mesmo problema citado a cima ao longo prazo com tratamento com o Clonazepam então não tem muito contexto atacar o Clonazepam, outro fato interessante, Através do processo de cloração do Nitrazepam é possível obter-se o Clonazepam e o Flunitrazepam (Rohypnol) o Boa noite Cinderela, Senhor é psiquiatra já sabe o que é, muito mais perigoso muito usado por pilantras em baladas, para roubar, estuprar mulheres, falamos dos Benzodiazepínicos, agora vamos para os antidepressivos, a maioria deles em termo cientifico como o Senhor mesmo disse, tem mais sucessos concordo, mas não tem retorno satisfatório em uma semana as vezes leva até dois meses para surgir efeito, a Paroxetina mesmo é um inferno para o paciente na primeira semana, se não acrescentar um Benzodiazepínico, o senhor sabe, sem contar os efeitos colaterais, perca da libido, atraso na ejaculação, diminuição do esperma isso está na bula isso é fato pois qualquer paciente reclama, o único que ainda não causa muito danos nessa parte é a bupropiona, que inibe a recaptura de noradrenalina e dopamina, causa pouca disfunção, estudos recentes mostraram que citalopram, fluoxetina, paroxetina, sertralina e venlafaxina foram os antidepressivos que mais causaram disfunção erétil, e se o paciente tiver um encontro? Primeiro que ansiedade vai aumentar porque não tem desejo sexual, ainda mais para homens e o medo de brochar na cama? Brochou iai? Dr? (depressão na certa) o mesmo acontece com a Quetiapina, cada um deles tem um efeito adverso diferente do outro, vamos lá depressão (A dose diária total nos primeiros quatro dias de terapêutica é de 50 mg (Dia 1), 100 mg (Dia 2), 200 mg (Dia 3) e 300 mg (Dia 4)depois recomendada é de 300 mg de continuação, 25mg por dia não resolve o problema, a bula deixa claro, reações ganho de peso (3/4) (receptores H1)tonturas,hipotensão (receptores alfa 1)convulsões AVC em doentes com demência associada a psicose, alopécia, claro não são todos que vai apresentar essas reações mas nada garante que não sofrerá correto? sabe te acho profissional, mas não é muito dinamico de sua parte atacar Clonazepam, tomando ou não esses medicamentos estão sujeitos a mesma reação adversa pela qual começou, a longo prazo de uso, aliás se esses medicamentos tivesse 100% de eficácia não tinhamos episódios como (maníaco da cruz, maníaco do parque (Esquizofrenia) os canibais de garanhuns (Esquizofrenia) também sei nem todo caso de esquizofrenia é maligno, um caso ai a cima, usa a Bupropina para estética emagrecimento, nem é para depressão, depois vem pedir ao senhor falando vou sofrer abstinência?, nem sofre de depressão, o que ele está sofrendo nesse caso é o reação adversa que bupropiona faz, anorexia, depois o medicamento causa rebote engorda tudo de novo o mesmo acontece com a Sibutramina o que o senhor também deveria se preocupar pois os números de usuários dessa substancia crescem e é mais perigosa que Rivotril, um grande abraço.

    Jairo Eduardo Fagundes
    jairoedf@uol.com.br

    ResponderExcluir
  100. Prezado Dr Luis - Faço uso do Rivotril 2 mg a seis anos de forma esporádica, para enfrentar algumas situações sociais e tentar esconder minha timidez excessiva que se manifesta sobretudo na forma de rubor facial. Geralmente tomo apenas metade do comprimido (1 mg), mas tenho notado que apesar de não fazer uso diário e contínuo, minha memória está sofrendo alguns pequenos lapsos. Minha pergunta: Parando definitivamente com o medicamento a memória retorna ao normal? Obrigado e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se o problema que você atribui a memória for realmente da medicação, volta sim.
      Lembre-se que concentração, atenção e memória andam juntas. Melhoram com 'treino'.
      Deixo esta tarefa pra você pesquisar.
      Utilizar um medicamento pra lidar com aspectos como timidez e enfrentamento de situações é exatamente o discurso da grande maioria dos dependentes de álcool e outras drogas que eu trato, percebe?
      Agora que você tem a consciência, pode tratar a causa e lidar com o problema sem ter que ficar 'fugindo, anestesiando ou driblando' as questões realmente essenciais.
      Força. Parabéns pela coragem.
      Seu depoimento é EXTREMAMENTE IMPORTANTE. O Rivotril tem mesmo este lugar na vida das pessoas e é EXATAMENTE isto e as consequencias, que eu tento passar pras pessoas através deste post.
      Obrigado !

      Excluir
  101. Em quanto tempo o Clonazepam é eliminado completamente do organismo ? estou perguntanod pois preciso realizar um exame toxicologico e acabei tomando esse remedio em um dia que n conseguia dormir de jeito nenhum.

    ResponderExcluir
  102. heyyy sou paciente do rivotril, vc disse ai a cima sobre o uso do clonazepam, mesmo usando, um dia qualquer um paga.

    como assim pagar? vc não deixa bem claro que tipo de pagamento é esse? pode ser mais esclarecido?

    A médica clinica do posto me deu esse medicamento para diminuição da ansiedade pq tenho insonia, estou usando ele e me sinto muito bem agora vc disse ai a um sujeito sobre o uso do rivotril, uso 2mg na hora de ir dormir, que tipo de pagamento é esse q vc dia mew? fiquei de cara... seja mais esclarecido na minha pergunta por favor.


    ataidealexandre@gmail.com

    ResponderExcluir
  103. "heyyy mew", você poderia ser paciente de um médico -que te explica algumas coisas que você não deve fazer usando Rivotril- ao invés de ser paciente do Rivotril.
    Você está tomando um medicamento que cria dependência, que diminui seus reflexos e por isto não pode dirigir e operar máquinas, além de estar sujeito a muitas outras coisas que eu não desejo pra ninguém. Isto é o preço que se paga. Mas se você melhorar e valer a pena, ótimo. Eu tenho pacientes que tomam. Medicamentos servem pra isto.
    O que não exclui as desgraças que vemos todos os dias com a segunda droga mais vendida no país.
    O que te deixa de cara não é o que eu falo. É a REALIDADE. Me deixa de cara também. Todos os dias lidando com intoxicações, tentativas de suicídio, abusos, abstinências, acidentes, famílias e pessoas destruídas com o uso desta droga e outras da família.
    Espero ter esclarecido, pesquise um pouco mais e verá o que estou dizendo...

    ResponderExcluir

Obrigado, seu comentário será publicado se preencher os requisitos do blog.